quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Resumo da janela, análise do elenco e um futuro sem Wenger

A janela chegou de inverno chegou ao fim e temos coisas a se comemorar e outras a lamentar. Contratamos Aubameyang, Mkhitaryan e Mavropanos,  um zagueiro para ser titular era esperado, mas tivemos problemas nas contratações dos 3 principais nomes que fomos atras.

Evans, do West Brom, foi disputado com o City, e quando o clube de Manchester desistiu do negocio, parecia que ele chegaria, mas aumentaram e muito o preço nesses últimos dias, o que era esperado a se concretizar por 10-15 milhões, subiu para 26 milhões e o Arsenal agiu bem em não pagar, o jogador ja tem idade avançada e não eh um zagueiro World Class. Manolas foi sondado tambem, e a Roma pediu 30 milhões pelo jogador e o clube estava disposto a pagar, porem, queriam pagamento a vista pelo zagueiro grego, coisa incomum no futebol, e o Arsenal desistiu. O outro alvo foi David Luiz, que poderia ter sido envolvido em uma troca com o Chelsea por Giroud, porem o altíssimo salario do jogador melou o negocio.

Ozil renovou o contrato por mais 3 temporadas, e ganhara 350 mil libras por semana, quase o dobro do que ganham outros estrelas do elenco como Aubameyang e Lacazette.

Quarteto ofensivo do Arsenal eh assustador, mas eles podem atuar juntos?


Perdemos ou nos livramos de vários jogadores que já tiveram chance de se provar e sempre falharam. Debuchy foi dado de graça para o Saint Etienne, apenas para nos livrarmos de seus salários. Walcott foi vendido ao Everton, Coquelin ao Valencia. Giroud foi envolvido em um negocio triplo entre Arsenal-Chelsea-BVB por Aubameyang-Giroud-Batshuayi. Alexis Sanchez, seguiu seu rumo e foi parar no United, com um salario astronômico, aparentemente as coisas no vestiário não estavam muito boas entre o chileno e o restante do elenco. Ainda emprestamos varias promessas da base, entre elas, Akpom, Reine-Adelaide e Bielik.

Fizemos por volta de 50 milhões de libras na janela, e gastamos por volta de 57, então apenas 7 milhões saíram dos cofres do clube. Em questão de folha salarial, nos livramos de cerca de 400 mil semanais, porem, com o grande aumento no contrato de Ozil e a chegada de Auba e Mkhi, eh capaz da folha ter aumentado, invés de encolhido.

Nosso elenco esta super reduzido, e temos posições realmente carentes, vamos lista-los e considerar alguns pontos:

Cech - Ospina
Bellerin
Koscielny - Mustafi - Mertesacker - Holding - Mavropanos - Chambers
Kolasinac - Monreal
Xhaka - Elneny - Wilshere - Ramsey - AMN - Cazorla
Ozil - Mkhitaryan - Iwobi
Aubameyang - Lacazette - Welbeck


  • 23 jogadores do considerado first-team, fora garotos da base que serao bastante utilizados como Nelson e Nketiah.
  • Nossos 2 goleiros não podem continuar na equipe, Ospina eh péssimo e Cech não pode ser titular, ele ainda tem lampejos do monstro sagrado que foi um dia, mas geralmente eh um goleiro mediano, eh uma grande diferença de nossos concorrentes a PL, nomes como De Gea, Courtois e Lloris são muito superiores a Cech.
  • So temos um lateral direito no elenco, obviamente Reiss-Nelson, Mustafi e Chambers podem atuar improvisados na posição, mas considerando que o primeiro ainda eh muito jovem e os outros 3 ficam pior a cada dia, não creio que nos ajude muito.
  • Nossa lateral esquerda esta muito bem servida, Kolasinac eh um monstro e Monreal vive o melhor momento da carreira, não devemos ter problemas por la nos próximos anos.
  • Nossa zaga tem incontáveis problemas, Mertesacker não consegue mais jogar futebol e vai se aposentar para assumir a base do Arsenal no final da temporada. Chambers parece que fica pior a cada partida e não teria vaga nas defesas mais bagunçadas do Brasileirão, eh ruim na zaga e na lateral. Holding tem um bom futuro, chegou muito bem, mas vem caindo de produção, provavelmente pela falta de um técnico. Mavropanos acabou de chegar e não posso opinar sobre quem não conheço. Ja a dupla considerada titular e os nomes mais renomados, Mustafi e Koscielny, estão parecendo Patati e Patata, continuo achando ambos ótimos zagueiros, principalmente no quesito 1 contra 1, mas quando se trata de posicionamento e principalmente de NÃO COMETER ERROS BOBOS, não sei qual anda falhando mais. A quantidade de bolas que ambos entregam no campo defensivo para o adversário eh bizarra.
  • Não temos volante de marcação, pois eh, não temos. Xhaka surgiu bem temporada passada e parecia ter um bom futuro, acontece que ele eh lento, cabeça quente e nao tem ido bem nos passes e chutes, que sempre foram seus pontos fortes. Seu reserva imediato? Elneny, voluntarioso e com bom passe e folego, porem longe de poder ter chance no Arsenal, talvez se jogasse em um Stoke fosse um bom jogador, mas se você quer disputar títulos, sem chances.
  • Nossos volantes de saída de bola são bons, Wilshere e Ramsey, o primeiro voltou muito bem de empréstimo e esta comendo a bola, o segundo tem muita qualidade, se tivesse uma mudança no posicionamento, seria ainda mais importante. Ainda temos Cazorla no elenco, mas o jogador nao atua por alguns anos devido as serias lesões, mas Santi merece todo o reconhecimento possível, Maitland-Niles eh mais um jovem da base, tem entrado bem quando tem oportunidade, ainda comete alguns erros normais para a idade.
  • Ozil e Mkhitaryan não precisam de apresentações, o primeiro foi o pilar do nosso time nos últimos anos, e Mkhi comeu a bola tanto no Shakhtar quanto no Borussia, não foi bem no United, mas foi perseguido por lesões e por Mourinho. Iwobi eh péssimo, perde dezenas de gols feitos, precisa ser vendido o quanto antes.
  • No ataque também estamos bem servidos, as maiores contratações das ultimas duas janelas podem atuar juntos num possível 4-4-2 ou teremos uma bela opção no banco. Welbeck eh fraco, mas não poderíamos nos livrar dele nessa janela por ter um elenco minusculo.



No geral foi uma boa janela, mas temos muitos jogadores de qualidade em poucas posições e outras muito carentes, principalmente no gol e na volancia. Sera que conseguiremos usar os 4 craques do time ao mesmo tempo? Ou deixaremos 1 deles no banco por atuarem nas mesmas posições?

Em questão de futuro, achei estranho sim a renovação do Ozil depois de tanto tempo enrolando, assim como nossos alvos serem jogadores diferentes do que estamos acostumados a ir atras. O próprio Aubameyang foi especulado por anos no Arsenal, e nunca veio, sinceramente acho que se tivesse vindo no começo da temporada, poderíamos ter mantido Giroud e não ter contratado o Lacazette. Sera isso apenas um reflexo de Sven Mislintat ou sinais de que uma grande mudança esta para ser anunciada? Estou na torcida para que sejam sinais de mudança, que Arsene deixe o clube apos o fim da temporada e que possamos ir atras de um treinador alemão.

Ainda essa semana farei um post sobre nomes que seriam excelentes para o clube, para as posições carentes: goleiro (titular), lateral-direito (reserva), zagueiro (titular), volante (titular), pontas (titular/reserva) e principalmente, treinador!

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Sven Mislintat e Raul Sanllehi. O Arsenal se preparando para a saida de Wenger

Um reforco que custou 2 milhoes de euros e que nao entrara em campo. Parece muito para um time tao mao de vaca como o Arsenal, mas o seu historico e seu trabalho nessa primeira janela a frente do clube, ja fazem o torcedor ficar muito mais otimista quanto ao futuro.

Sven Mislintat foi chefe de recrutamento do Borussia Dortmund por 11 anos e alvo de diversos clubes alemaes, incluindo o Bayern. Foi o responsavel pelas contratacoes de jovens talentos em ligas menos expressivas como Robert Lewandowski e Shinji Kagawa, e de outros talentos como Aubameyang, que deve se juntar ao Arsenal ate sexta-feira e Ousmane Dembele, contratado por 15 milhoes de euros e vendido 1 ano depois por 105 milhoes de euros mais bonus ao Barcelona.

O alemao comecou no Arsenal no comeco de Dezembro do ano passado, mas somente agora vemos o comeco de seu trabalho. Como ele mesmo disse em entrevistas na Inglaterra, as expectativas do clube e torcedores em seu trabalho sao extremamente altas, e esperam que ele sempre apareca com nomes tao bons quanto Lewandowksi, Aubameyang e Dembele.

Sven Mislintat, novo chefe de recrutamento do Arsenal


O trabalho deve seguir a mesma linha do realizado em Dortmund, porem, o Arsenal tem muito mais dinheiro que o BVB e nao sera problema gastar grandes quantias em alguns jogadores certos, como o acordo por Aubameyang por 60 milhoes de euros, que ira superar as maiores contratacoes da historia do Arsenal, de Ozil e Lacazette. "Gastar muito nao eh o estilo de Kroenke e nem de Wenger" disse Minslat em entrevista a ESPN britanica.

Outro que chegara com moral na preparação do Arsenal para uma vida apos a tao sonhada saída de Arsene Wenger, eh o espanhol Raul Sanllehi, ex diretor de futebol do Barcelona e que assumira o cargo de "Head of Football Relations" a partir do próximo mês em Londres.

Sanllehi tem como ultimo grande negocio a contratação de Neymar pelo Barcelona junto ao Santos e eh conhecido na Europa como um dos mais respeitados negociadores de transferências, ele ira negociar juntamente com Gazidis e Wenger nas negociações desejadas pelo francês e por Minslat.

Eh evidente que um trabalho de rebuild começou, jogadores outrora intocáveis como Chamberlain e Walcott foram vendidos, outros sem espaço como Coquelin também foram embora, e a barca deve continuar aumentando ate o fim da temporada, com Ospina, Chambers, Debuchy e Welbeck prontos para embarque. Mertesacker também se aposentara ao fim da temporada e assumira as categorias de base do clube.

Raul Sanlehhi, novo -Head of Football Relations- deve começar em fevereiro

Em relação as contratações de meio de temporada, estão indo bem, muito bem se considerarmos o padrão Arsenal. Perdemos Alexis como esperado, mas ao menos conseguimos um bom jogador em retorno, e estamos perto de anunciar Aubameyang. Mavropanos, jogador com a cara de Sven chegou do futebol grego e parece ter encantado Arsene. Johnny Evans esta sendo bem especulado. Malcom e outros nomes só devem voltar a ganhar forca na próxima temporada.

O trabalho -behind the scenes- esta sendo bem planejado, resta saber, se Wenger conseguira nesses últimos 18 meses de contrato, ser o homem certo a liderar a equipe rumo as glorias do passado.