Ozil explodiu para o mundo na Copa de 2010 onde foi titular, teve belas atuações e foi indicado a Bola de Ouro da Fifa. Após isso foi negociado com o Real Madrid e conquistou títulos nacionais. No último dia da janela da temporada 13-14, veio para o Arsenal por um valor recorde e a maior venda da história do Real Madrid foi muito comemorado pelos torcedores, eu fui um deles inclusive.
Foram bons e maus momentos com a nossa camisa, muitas vezes o idolatravam demais e só criticavam nosso ataque medonho que não aproveitava as oportunidades criadas por ele. Outras passava o jogo inteiro escondido, não criava, não ajudava na marcação, não demonstrava o mínimo interesse em ajudar a equipe.
BFG não parece muito contente com o compatriota |
Como foi comum nos últimos anos, em erros bizarros da direção do clube os jogadores quase sempre deixavam o contrato chegar ao último ano para negociar uma renovação ou forçar uma saída gratuita ou por um valor muito abaixo do mercado e com Ozil não foi diferente. Pra piorar, o principal jogador do time, o chileno Alexis Sanchez também se encontrava na mesma situação, clube refém dos dois nomes mais importantes no elenco e o resultado foi desastroso. O chileno foi embora para o United, em uma troca por Mkhitaryan (na questão financeira, saímos perdendo, mas pelo demonstrado até agora em campo nos dois clubes, nos demos muito melhor). Já o alemão conseguiu o que queria, uma renovação com um salário astronômico de 350 mil libras semanais (cerca de 2 milhões de reais por SEMANA). Até ai, tudo bem, outros jogadores do campeonato como Pogba e o próprio Alexis recebem valores similares.
O problema é que Ozil mais atrapalha do que ajuda a equipe. Seus defeitos são muito maiores que suas qualidades. Ele não corre, não marca, não participa da maior parte do jogo, muitas vezes apenas toca de lado e pra piorar nos últimos meses, ainda aparecia com lesões fantasmas para não atuar pelo clube porém não perdia os jogos da seleção alemã uma semana depois.
Como efeito de comparação Ramsey, Aubameyang, Lacazette e Mkhitaryan, 4 jogadores mais jovens e com muito mais impacto em campo, ganham no máximo por volta das 170 mil libras por semana (Auba), os outros ganham entre 100 e 120 mil. Será que o elenco fica feliz de ver alguém tão descompromissado com o sucesso do time, ganhando tanto dinheiro assim?
Ozil deveria ser negociado, sim, e já digo isso faz tempo, principalmente quando o clube precisava escolher entre Alexis e Ozil. O alemão é completamente substituível e ainda vale um bom dinheiro no mercado além de ser o tipo de jogador que não se importaria em matar a carreira indo jogar no futebol chinês ou árabe. Em um time em completa reformulação em todos os setores possíveis, cogitar a venda ou até mesmo troca de Ozil por um jogador mais jovem e comprometido não é nenhuma fantasia, mas uma possibilidade que deveria ser estudada pela direção. Estamos fazendo ótimos negócios na janela, contratando ÓTIMAS peças, por preços bons. Imagina conseguir uma troca de Ozil por Reus, Draxler ou Perisic? Teríamos um jogador com menos nome, muito mais vontade, um salário muito menor e que não ficaria aproveitando cada dia de folga para viajar para a Turquia para farrear.
Alguns números de Ozil pelo Arsenal nas últimas 3 temporadas da Premier League
Nenhum comentário:
Postar um comentário