A melhor época do ano já está a todo vapor e vou resumir o que já aconteceu, o que está sendo falado e algumas opiniões sobre probabilidades dos rumores se concretizarem. Claro que ate o fim da janela antes da primeira rodada da Premier League, alvos irão mudar, jogadores dados como quase certos em um time podem pintar no rival e novos nomes devem estourar na Copa do Mundo e se transformar em um possível alvo. Lembrando que dando como certa 3 contratações, o clube deve ir atrás de 3 ou 4 jogadores, mais que isso só como reposição para possíveis perdas de jogadores que o clube utilize.
FECHADO
Stephan Lichtsteiner - Juventus - De graça.
FALTA ASSINAR ou ANUNCIAR
Sokratis Papastathopoulos - Borussia Dortmund - 16 milhões de libras.
Yacine Adli - Paris Saint Germain - De graça (apenas uma compensação de 250 mil libras).
RUMORES /// GOLEIROS
Bernd Leno / é o favorito e o Bayer Leverkusen já contratou um substituto. Após ter perdido a concorrência com Kevin Trapp pela última vaga da seleção alemã na Copa, a espectativa era que o negócio fosse fechado logo em seguida, mas aparentemente o negócio esfriou, o que não quer dizer que não pode acontecer. Giraria por volta dos 20-25 milhões de libras. Outros clubes interessados no jogador são Liverpool, Atletico (em caso de venda de Oblak) e o Napoli que o jogador esnobou por desejar atuar em um clube de maior expressão.
Timo Horn / foi muito falado antes do nome de Leno e com uma multa de apenas 6 milhões de euros após o rebaixamento do FC Koln. Se o clube pensar em economizar na posição e investir em outros setores, o nome faria completo sentido pelo baixo custo e qualidade.
RUMORES /// DEFESA
Çaglar Söyüncü / jovem zagueiro do Freiburg e da seleção turca. Muito bem avaliado e apontado como um zagueiro muito promissor e pronto para jogar apesar de ter apenas 22 anos. Seu valor de mercado gira em torno dos 30-35 milhões de libras e é uma opção caso Emery não confie no futebol de Mustafi para fazer dupla com Sokratis até a volta de Koscielny.
Lukas Klostermann / vice campeão olímpico com a seleção alemã no Rio-2016, atua no RB Leipzig e sua posição primária é a lateral direita, porém o jogador atua também como zagueiro e como lateral esquerdo. Tem 22 anos e custaria por volta de 10-15 milhões de libras. Não acredito que o interesse seja real para essa temporada, mas é um nome a ser olhado com carinho nos próximos anos sem dúvidas.
RUMORES /// MEIO CAMPO
Danilo Pereira / O ótimo e promissor volante português do Porto tem tudo que o Arsenal precisa. Raça, altura, ótimo no desarme e tudo que faltou no meio de campo nas últimas temporadas. Seu único problema é uma lesão sofrida nesta temporada que o obrigaria a perder uma parte da próxima até a recuperação completa.
William Carvalho / Mais um português e alvo antigo do clube, desta vez do Sporting e é um negócio mais complexo que vai valer também para mais um alvo do clube. Após a invasão ao CT do clube de Lisboa, com agressões com socos, facas e pedaços de madeira, os maiores nomes do elenco atual devem conseguir na justiça sua liberação ou pelo menos forçar uma saída por um valor de mercado bem inferior.
Steven N'Zonzi / Mais um alvo antigo do clube, o experiente volante francês do Sevilla, pode reencontrar seu ex-treinador Unai Emery. Apesar da qualidade comprovada, o Sevilla não pretender liberar o jogador por um preço que caixa nos cofres do clube e não vejo a negociação acontecendo pelo valor e a idade do jogador, vale muito mais a pena pagar os 35 milhões de libras pedidos pelo Sevilla por um jogador mais jovem e não em um que completa 30 anos esta temporada.
Lucas Torreira / O Uruguaio da Sampdoria vem despertando interesse de clubes ao redor do mundo com sua raça, desarmes e cobranças de falta. Apesar da baixa estatura, poderia ser o espírito de guerra que o Arsenal precisa para deixar de ser um time de condomínio. Outros times ligados ao jogador são o Napoli que corre o risco de perder Jorginho para o City e o Everton. A multa do jogador com a Sampdoria é de 22 milhões de libras.
Morgan Sanson / O jogador do Olympique Marseille desperta o interesse de 4 clubes para a próxima temporada, entre eles Arsenal, Chelsea, Tottenham e Sevilla. Se pensar que dos 4 times apenas o Tottenham estará na próxima edição da Champions, eles levam vantagem. Arsenal e Chelsea buscam nomes para melhorar a qualidade do meio campo e apesar de elencos competitivos, ficam atrás do rival londrino. O Sevilla dificilmente conseguirá competir financeiramente contra os clubes ingleses.
Jean Michael Seri / O marfinense não é o volante que precisamos e cometeríamos o mesmo erro que cometemos com Xhaka se o vermos dessa forma. Ótimo jogador, porém disputaria posição com vários outros nomes do elenco e não creio que o interesse seja real, a menos que o clube precise vender Ramsey. Além do mais, o jogador possui um problema físico que o faz sentir muitas dores em temperaturas frias, o que provavelmente afetaria e muito seu desempenho na Premier League.
Adrien Rabiot / Mesmo caso de Seri, apesar de ser fã do futebol do francês, não é a posição que precisamos de reforços no momento e custaria caro. Única forma do jogador chegar ao meu ver é com a recusa de renovação de Ramsey e uma possível troca com o PSG envolvendo.
RUMORES /// ATAQUE
Gelson Martins / Mesmo caso de William Carvalho, tem valor estimado em 60 milhões de euros, mas deve sair de graça ou por muito menos após a invasão do CT. O jogador está muito interessado em uma transferência para o Arsenal, onde não enfrentaria concorrência na posição e tem um grande futuro pela frente.
Ousmane Dembele / Possível, mas muito complicado. O jogador tem problemas em Barcelona, por causa das lesões acabou não se enturmando com o elenco e corre o risco de ver Griezmann desembarcar por lá depois da Copa. Caso aconteça, o jogador deve ser emprestado pelo Barcelona que não tem motivos para deixar alguém com a qualidade de Dembele amargando o banco para o super quarteto ofensivo com Coutinho, Suarez, Griezmann e Messi. O Arsenal é seu destino preferido para se reunir com companheiros dos tempos de Borussia e com seu -descobridor- Sven Mislintat.
Malcom / Claro que vocês já me viram falar sobre o quase acerto do clube com o jogador na última temporada, e o negócio só não aconteceu pois o Bordeaux fez um péssimo primeiro turno e não podia correr o risco de perder seu principal jogador e lutar contra o rebaixamento. Com isso o clube francês exigiu que o Arsenal liberasse o jogador por empréstimo até o fim da temporada e o clube se recusou. Nesta temporada negócios como de Gelson e Dembele parecem com mais força, resta ao clube decidir se vai esperar as definições dos dois, ou vai esperar United e Liverpool batalharem pelo talentoso ponta brasileiro.
Thomas Lemar / Outro caso que quase deu certo temporada passada. Lemar só não se transferiu por causa de seu pai. Wenger planejava utilizar o ponta como segundo volante, fazendo o mesmo que alavancou o futebol de Santi Cazorla anos atrás e o jogador estava disposto a realizar a mudança. Porém seu pai foi completamente contra, com medo que com isso o filho perdesse a vaga na Copa do Mundo. Caso resolva investir no talento do francês o Arsenal deve encontrar concorrência pesada.
Emil Forsberg / O sueco destaque do RB Leipzig tem valor estimado em 45-50 milhões de libras e é visto aparentemente com bons olhos por Mislintat e Emery. Resta saber se o clube vai priorizar nessa janela arrumar a defesa e na parte ofensiva ir somente atrás de jogadores como Gelson, de graça ou por um valor muito abaixo do mercado.
Julian Draxler / Outro que é ligado ao Arsenal por muitos anos, assim como foi com Aubameyang e Lacazette até que um dia aconteceu. O jogador não está feliz com a reserva no PSG e tem muito talento e futuro. Seu valor é altíssimo para um clube que precisa focar em outras áreas, mas vale o mesmo que dito no caso do Rabiot. Em caso da venda/troca de Ramsey e/ou Mustafi, o alemão poderia ser envolvido no negócio.
Cristian Pavon / O jovem talento argentino deve deixar o Boca Juniors após a Copa do Mundo e o Arsenal poderia ir atrás do jogador caso seus planos principais não saiam como o esperado. A multa do jogador com o Boca é de 27 milhões de libras, o que seria um investimento muito mais barato que dos outros alvos que não sairiam por menos de 50 milhões.
RUMORES /// SAÍDAS
Jack Wilshere / Sem contrato para a próxima temporada, o jogador tem muito talento, mas pouca cabeça e muitas lesões influenciam mais que sua qualidade. Após amargar a reserva em boa parte da temporada, Wilshere ficou de fora da Copa do Mundo e apesar de fontes seguras terem garantido a renovação dele com o clube, o jogador deletou referências ao Arsenal nas descrições de suas redes sociais e passou a seguir o West Ham. Infelizmente foi mais um caso de jogador de muito valor saindo de graça ou quase de graça por erros que permitiram o clube virar refém de jogadores.
David Ospina / O goleiro colombiano nunca agradou. Apesar de fazer ótimas defesas, sempre falhou muito em suas oportunidades. O clube deve esperar o fim da Copa do Mundo e torcer por mais uma boa Copa do colombiano para tentar fazer algum dinheiro.
Aaron Ramsey / Um dos craques do time recebeu proposta de revovação por mais cinco anos e um ótimo aumento salarial. O treinador também já admitiu que gostaria de construir o novo Arsenal em volta dele e de Aubameyang. Porém, após mais de uma década sofrendo com jogadores saindo de graça em fim de contrato ou por quase nada antes do fim, o clube não pretende mais cometer esse erro e avisou Ramsey, ou renova ou será vendido/trocado. Resta saber a decisão do galês.
Shkodran Mustafi / Fez péssima temporada assim como quase todos do sistema defensivo do Arsenal, podemos salvar apenas os laterais esquerdos dos vexames durante toda a temporada. Perdeu prestígio, mas ainda é visto com bons olhos por boa parte da direção. Particularmente acho que merece pelo menos mais uma temporada no clube para se provar em um sistema defensivo mais sólido. O Arsenal pagou cerca de 40 milhões de euros pelo jogador em 2016 e caso resolva se desfazer do jogador, deve conseguir por volta dos 30 milhões.
Lucas Perez / O atacante espanhol não vingou. Também não teve muitas chances enquanto vestia a camisa 9, e passou a última temporada emprestado ao La Coruña. A Lazio tem interesse no jogador e deve oferecer uma proposta de empréstimo de uma temporada com compra obrigatória na temporada 19-20. Creio que seja um bom negócio para os 3 envolvidos. O jogador foi contratado por 14 milhões de euros e uma transferência hoje entre 5 e 8 milhões agradaria ao clube.
Rob Holding e Calum Chambers / CASO o clube contrate além de Sokratis mais um zagueiro e mantenha Mustafi, é bem capaz de emprestar ou até mesmo vender um dos dois ingleses. O motivo é simples, Emery gosta de jogar no 4-3-3 ou no 4-2-3-1, e o clube teria uma quantidade imensa de zagueiros no elenco, seriam eles, Sokratis, Koscielny, Mustafi, Mavropanos (que deve ficar após a chegada de Sokratis) e uma possível contratação de Söyüncü, seriam 5 e os dois ingleses não teriam espaço. Um dos dois seria negociado com certeza. Caso opte por um empréstimo, diria que emprestariam Holding e manteriam Chambers e caso optem por uma venda, devem vender Chambers e ficar com Holding como SEXTA opção para a zaga (quinta já que a temporada do Koscielny só começará ano que vem).
Joel Campbell / Apesar de ir bem pela seleção da Costa Rica, o jogador teve muitos problemas para atuar pelo Arsenal, visto, lesões e digamos que um futebol bem longe do apresentado por seu país. Depois de passar por 6 clubes diferentes, Campbell quer se estabelecer em um clube e não será o Arsenal. Não consegui informações sobre o contrato do jogador, se estará livre ou se precisará ser negociado, mas de qualquer forma, torcer para uma boa Copa (menos contra o Brasil) e que seu valor de mercado suba um pouco e o clube pelo menos arrecade algo com sua venda.
COMISSÃO TÉCNICA
Robert Pires pode se juntar a comissão de Unai Emery, o jogador que ainda treina com o elenco principal do clube mesmo anos após a aposentadoria, gostaria de ajudar o espanhol e ser uma ponte entre jogadores, comissão técnica e diretoria. Sem dúvidas seria uma adição muito bem vinda.