domingo, 4 de novembro de 2018

Os jogadores que o Arsenal PRECISA

O momento é de euforia em Londres. Após um início complicado, Unai Emery conseguiu emplacar uma série de 14 jogos invictos (12 vitórias e 2 empates).

Mas deixando isso de lado, preparei uma lista de jogadores que o clube deveria ir atrás, fortalecendo seus pontos fracos e qualificando o esquema para atuar de maneiras diferentes. Obviamente não temos como contratar todos nessa janela de inverno, mas se esses jogadores, ou de nível parecido chegassem até o começo da próxima temporada, melhoraríamos muito a qualidade do time titular e com opções mais qualificadas no banco.

Matthijs de Ligt - 19 anos - Ajax

Se tornará o melhor ou um dos 3 melhores zagueiros do mundo muito em breve. É muito novo e tem tudo que um zagueiro de qualidade precisa. A competição para saber quem levará o talentoso holandês é dura, e o Arsenal não deveria perder a chance de contar com o jogador. Só pensar na melhora absurda que o Liverpool teve quando contratou Virgil van Dijk por uma fortuna, mas dúvido que alguém da diretoria ou torcedores estejam arrependidos.

Zagueiro do Ajax  elevaria nosso sistema defensivo a outro nível


Alex Telles - 25 anos - Porto

Problemas de lesão estão sendo constantes na posição nesta temporada. Monreal se aproxima do fim da carreira, Kolasinac tem muitos problemas defensivos, apesar de apoiar muito bem. Contratar um lateral esquerdo deve ser uma das prioridades do clube, e não basta alguém para ser reserva, precisamos de um jogador pronto para ser titular, e este jogador é Alex Telles, não custa uma fortuna como outros nomes badalados do futebol como Alex Sandro por exemplo, mas cumpriria extremamente bem seu papel.

Miguel Almirón - 24 anos - Atlanta United

O presidente do clube já afirmou que o jogador irá para a Inglaterra na janela de inverno. A Fox da América Latina garante que o destino é o Arsenal, não conheço o jogador o suficiente para falar sobre suas qualidades, vi apenas alguns lances na internet. Pode atuar como meia ou pelas pontas, muito habilidoso e custaria um valor bem baixo para os padrões da Premier League.

Malcom-Dembelé - 21 anos - Barcelona

O Barcelona tem dois de nossos alvos recentes no elenco e claramente não tem espaço para os dois. Dembelé é muito amigo de seus ex companheiros de BVB e deseja atuar com eles novamente, porém é mais caro que Malcom e mais habilidoso. Malcom tem um físico melhor e maior contribuição defensiva, fruto de sua promoção ao futebol ter sido feita por Tite no Corinthians. Qualquer um dos dois que a diretoria escolha, teríamos uma peça que falta no elenco, um jogador habilidoso e de velocidade para abrir o jogo, coisa que não temos hoje em nosso elenco.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Quem são os 5 jogadores do Arsenal que ficarão sem contrato?!

O Arsenal é conhecido por deixar seus jogadores saírem de graça para rivais, invés de renovar por mais 1 ano só para conseguir algum dinheiro na venda deles. Dessa vez não será diferente e a saída de Ramsey é praticamente certa, principalmente após o jogador ter enrolado para renovar, e quanto resolveu aceitar a proposta do clube, o Arsenal retirou a proposta da mesa.

Ramsey é só a ponta do iceberg


Mas Ramsey não é o único jogador que ficará sem contrato ao fim da temporada, existem outros 4 casos em nosso elenco no momento.

Jogadores que ficarão sem contrato na próxima temporada:

Petr Cech - Goleiro - 37 anos
Stephan Lichtsteiner - Lateral Direito - 35 anos
Nacho Monreal - Lateral Esquerdo - 33 anos
Danny Welbeck - Atacante - 28 anos
Aaron Ramsey - Meio campista - 28 anos

(essas são as idades que os jogadores terão em agosto de 2019)

Precisamos analisar friamente quem vale alguma coisa ainda no mercado mundial e quem ainda pode ser útil para o elenco.

Apenas os dois homegrowns valem algo no mercado, então a melhor opção do Arsenal seria vende-los em janeiro por qualquer quantia aceitável e para qualquer time da PL. Ramsey valeria 50 milhões de libras, se não soubessem que o contrato está acabando, então uma troca por outros jogadores que estão em má fase em seu clube, mas que tem bom futebol pode ser uma ótima saída. Eu mesmo ficaria muito feliz em uma troca com o Chelsea de Ramsey por Loftus-Cheek, que é jovem e super promissor e parece que não tem muita confiança da comissão técnica e diretoria.

Welbeck melhorou bastante com Emery, pelo menos na demonstração de vontade em campo e pode até merecer uma renovação, se souber seu lugar no elenco, como reserva e com salário mais baixo. Se não aceitar, não deve ser complicado vender o atleta para um clube de meio/baixo da tabela. Se ainda existe espaço para Peter Crouch, existe espaço para Welle.

Os 3 veteranos são casos complicados, servem muito bem para compor elenco mas tem salários altos. Vale arriscar manter Cech e Lichtsteiner no elenco, com mais de 35 anos e ganhando bem, ou vale mais a pena apostar e dar a vaga de goleiro reserva para Martinez/Macey e trazer um lateral direito como Tete do Lyon por exemplo? Já Monreal é nosso melhor lateral esquerdo, mas nunca teve o físico como seu maior aliado e apesar de ser mais novo e ainda ter alguns anos para queimar, já tem um tempo que seu nome aparece nos jornais espanhóis, dizendo que ele voltará em breve para encerrar a carreira no país natal. Pra piorar, Kolasinac se mostrou muito efetivo na parte ofensiva, muita força física, bom cruzamento, bom chute, mas ainda peca na parte defensiva, com o clube jogando agora com 2 zagueiros e não 3, Kolasinac fica prejudicado por precisar defender mais do que atacar.

Se perder os dois homegrowns, o Arsenal vai precisar se movimentar e quebrar a cabeça para atingir a cota.


domingo, 16 de setembro de 2018

Terceira vitória seguida é importante, mas Emery precisa mudar MAIS

O Arsenal conquistou uma importante vitória ontem ao bater o Newcastle fora de casa por 2x1, sua terceira vitória seguida após ter perdido os clássicos das rodadas iniciais e já subiu para o 7 lugar do campeonato.

Aparentemente, Emery já aprendeu que a maior arma do Arsenal nesta temporada é ter 2 atacantes, afinal de contas, nenhum outro time na Premier League tem em seu plantel dois atacantes do nível de Aubameyang e Lacazette. Mas ele ainda não aprendeu outras coisas que podem nos prejudicar demais durante o campeonato. Torreira não pode ser reserva, ele sem duas pernas é melhor que Xhaka. Marca melhor, tem mais velocidade, melhor qualidade de passe e muito mais disposição em campo. A outra é Mesut Ozil, algum de vocês em sã consciência escalaria ele de titular independente do esquema ou adversário? Eu usaria na Europa League e jogos de Copas pra ver se ele pega ritmo, e deixaria comendo banco pra Mkhitaryan.

Essa substituição precisa ser definitiva. TORREIRA JÁ!


Engraçado que os dois criticados no post, foram os autores dos gols de ontem, mas é verdade, nenhum dos dois pode ser titular. Eu entendo a bela fase que vive Cech e até a permanência do aprendiz de modelo vegano na lateral, mas você não contrata uma das revelações da Copa e melhores jogadores do Campeonato Italiano pra ser reserva da PORCARIA do Xhaka.

Querem mais dois dados interessantes? O Arsenal fez 10 gols no campeonato, cada um com um jogador diferente, ninguém ainda conseguiu balançar a rede duas vezes. Quer um dado que vai te deixar puto? O Arsenal ainda não conseguiu UM clean sheet. Não importa a fragilidade do adversário, ou se esse adversário não fez gol em mais ninguém no campeonato. Contra o Arsenal ele fará dois com extrema facilidade. Nosso sistema defensivo continua muito abaixo do aceitável para disputar o título e não será algo resolvido apenas internamente. Talvez com Torreira titular e Koscielny voltando de lesão, possamos ver alguma melhora, mas provavelmente só arrumaremos esse defeito em futuras janelas.

Você gastaria 20 milhões de libras no Leno, pra usar o Cech e continuaria com Mustafi titular invés de ter contratado um zagueiro pra resolver o problema, como De Ligt ou Koulibaly ?

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Arsenal 0-2 City. Não podíamos esperar outro resultado

Sejamos sinceros, pensar que íamos ganhar do City era uma baita ilusão e só aconteceria se eles jogassem com um time recheado de moleques da base. Eles até tiveram alguns desfalques como De Bruyne (que entrou no segundo tempo), David Silva, Danilo e Delph, mas mesmo assim, o entrosamento e qualidade foi suficiente para arrebentar o Arsenal no primeiro tempo e matar o jogo no segundo.

Emery escalou o time em um 4-2-3-1, deixando Lacazette e Torreira no banco e Smith-Rowe nem no banco ficou. Todos quando viram a escalação já imaginavam o desastre, só não sabíamos quem iria cometer a maior quantidade de cagadas, mas era óbvio que iriam acontecer e vou falar um pouco sobre os destaques negativos (e foram muitos, e os positivos). Mas antes disso, Maitland-Niles se lesionou ainda no primeiro tempo, dando lugar a Lichtsteiner na lateral esquerda. Para o jogo contra o Chelsea, talvez Monreal esteja disponível, senão o Expresso Suíço será nossa opção plausível, pois Emery andou testando WELBECK, SIM, WELBECK, O JOGADOR MAIS BURRO DO MUNDO, na lateral.

Destaques negativos:

Petr Cech: Foi seguro com as mãos, em cruzamentos e chutes, inclusive fez duas boas defesas, não teve culpa no segundo gol mas no primeiro poderia ter se esforçado um pouco mais. Foi terrível com a bola nos pés como sempre e quase fez o gol contra mais bizarro da Premier League, misturando Karius na UCL com Caballero na Copa do Mundo. Não dá mais Cech, você foi um dos 3 melhores goleiros que já vi jogar, mas hoje em dia, não tem vaga em NENHUM time da PL.

Bellerin: 2 anos atrás ele era insubstituível, hoje é provavelmente o segundo pior jogador do time titular. Depois que começou a achar que é modelo, estilista e defensor de comidas veganas, o jogador desaprendeu a jogar futebol e perdeu metade da velocidade que o deixou conhecido no mundo inteiro. Os dois gols saíram nas costas dele, mas vou isentar de culpa porque quem deveria ajudar ele na marcação não o fazia e espero que Emery tenha entendido.

Xhaka: O pior em campo e o pior jogador de um elenco que conta com Bellerin e Welbeck. Ele é extremamente lento, tenta lançamentos demais, quase 90% das vezes ele era e continua com a grandiosa habilidade de errar passes ou ser desarmado na entrada da área, ontem quase nos custou dois gols esse tipo de erro. Xhaka não pode ser titular, Xhaka precisa ser vendido para amenizar o prejuízo gigantesco da fortuna que pagamos.

Ramsey: Completamente perdido em campo, jogou na sua melhor função (como um 10), tendo liberdade para ficar no ataque, mas não aproveitou, pouco lembro dele com a bola ou contribuindo defensivamente.

Ozil e Mkhitaryan: Não podem jogar juntos, ambos são criativos e lentos. Jogar com os 2 na ponta, me deixa com saudades de Walcott e Gervinho. Ozil errou TUDO que tentou e de positivo só as vezes que a jogada do City foi construída mais lentamente e ele apareceu na defesa, não tem velocidade para acompanhar um lateral e nem para jogar nas costas deles. Mkhitaryan teve bons momentos no jogo, mas bem pouco. Faltou velocidade e se apresentar mais para o jogo principalmente no primeiro tempo. Quase nulo na participação defensiva. Espero que Emery opte por Mkhitaryan como titular, mas não na ponta, se jogarmos com os dois ao mesmo tempo, teremos SÉRIOS problemas na temporada.

Este homem deveria ser o capitão e titular absoluto da equipe


Destaques positivos:

Lichtsteiner: Entrou improvisado na esquerda e mostrou porque não pode ser reserva desse time. Líder nato, disposição física e tática. Em NENHUMA hipótese ele pode ser banco para Bellerín. Aproveito aqui para deixar escrito minha indignação com a escolha dos nomes do líderes que usarão a braçadeira de capitão. Nenhum de vocês a merece.

Lacazette: Entrou com muita vontade e parece estar muito mais adaptado a Premier League do que temporada passada. Quase fez um lindo gol no primeiro toque na bola e depois faria um, se Ozil impedido não pegasse a bola de seu pé. Em um time sem pontas, jogar com Aubameyang e Lacazette juntos não é um luxo, é uma necessidade e a melhor escolha possível.

Torreira: Jogou cerca de 20 minutos e é outro que será titular absoluto. Só não foi hoje porque acabou de chegar da Copa. Marca muito e tem uma qualidade MUITO boa de passe e lançamentos e é rápido. Tudo que Xhaka não é. Criou 2 oportunidades ótimas de gol no pouco tempo que ficou em campo, pra um volante de marcação, considero que foi MUITO bem.

Sokratis e Mustafi: Foram seguros em quase toda a partida, os problemas defensivos estavam nas pontas, tanto que Sterling e Mahrez foram os dois melhores em campo.

Fique de olho:

Guendouzi: 50% dizem que foi bem, 50% dizem que foi mal. 19 anos, jogava na série B francesa (onde a A já é péssima). Primeiro jogo oficial pelo Arsenal contra o time mais forte do campeonato, com os outros 4 companheiros de meio campo completamente perdidos em campo. Mostrou muita força física e vitalidade, criou algumas chances, mas cometeu 2 falhas cruciais. No primeiro gol ele e Bellerin não se entenderam e Sterling abriu o placar. Depois no momento que o Arsenal dominava o jogo, furou uma bola após escanteio e deixou Aguero correr para ficar cara a cara com Cech. Graças a Deus, Aguero fez cosplay de Morata e perdeu um gol feito, mesmo com De Bruyne sozinho só esperando para empurrar a bola pro gol. Eu gostei do que vi, tenho certeza que em jogos contra os times fora do top 6, ele vai arrebentar e ganhar confiança para enfrentar os jogos grandes.

Emery:

O nosso novo treinador falhou na escalação, falhou feio mas gostei da marcação pressão e das alterações. Ainda é muito cedo para criticar ou elogiar e perder para o City de Guardiola, realizando sua estréia, é algo totalmente aceitável e esperado.

Agora é esperar mudanças para o jogo contra o Chelsea, de preferência com Torreira, Monreal e Lacazette de titulares, além de Lichtsteiner que se não for titular na direita, será na esquerda. Leno também espero que assuma e logo a posição.

sábado, 11 de agosto de 2018

Fim da Janela, Kroenke com 100% e pré-jogo vs City

O Arsenal terminou a janela da maneira esperada até 20 dias atrás, sem novas contratações. Parecia o óbvio, até o empréstimo de Chambers, a venda de Lucas Perez e a lesão de Kolasinac.

Piora ainda mais quando se esperava que o clube finalmente faria um movimento arriscado e caro para ir atrás de Dembele e reforçar um dos nossos 2 setores carentes na equipe. Tanto nossa zaga como pontas podem e devem ser um problema para a temporada.

E também não renovamos com Ramsey e nem vendemos Welbeck em seu último ano de contrato para fazer caixa. O primeiro tem boas chances de renovar, mas se não o fizer, perderemos um jogador de 50 milhões de libras gratuitamente, já o segundo, é completamente inútil, mas ainda poderia render uma grana se fosse vendido.

Emery falou publicamente sobre os 3 jogadores que o Arsenal se livrará até o fim do mês, Ospina, Campbell e Jenkinson, o primeiro deve ir para a Turquia, o segundo pra qualquer time que queira um péssimo jogador e o último deve ir para a série B inglesa.

Teste de fogo para Emery em seu primeiro jogo oficial


E nenhuma dessas foi a pior notícia, e sim a notícia da compra por quase 3 bilhões de reais, dos 33% que faltavam para Kroenke ser dono de 100% do clube. Ele tirou Usmanov e acionistas pequenos do clube e agora pode fazer o que quiser com o Arsenal. Pegar dinheiro do nosso caixa e enviar para o estádio dos LA Rams da NFL, para o Colorado Avalanche, para o Denver Nuggets, para o time de críquete que eu nem tenho idéia do nome e até mesmo para investir no seu hobby super escroto de CAÇA a animais. Ninguém saberá, ninguém poderá reclamar, ele faz o que quiser. Uma pena, meu sonho era completamente o oposto, que Usmanov conseguisse finalmente fazer Kroenke vender suas ações, mas ele cansou da batalha e se retirou do clube. Perdemos um russo completamente apaixonado pelo clube, que queria investir uma fortuna em contratações para tornar o time competitivo, para ficarmos com um americano completamente retardado que só usará o clube para aumentar sua fortuna e investir em seus times de ligas americanas.

Amanhã fecharemos a rodada 1 da Premier League contra o Manchester City, atual campeão e time a ser batido nesta temporada, juntamente com o Liverpool, os dois grandes favoritos ao título.

Alguns nomes ficarão de fora, os lesionados Koscielny e Kolasinac, e outros que se recuperam de problemas físicos menores como Ramsey e Monreal.

Prever a escalação inicial é MUITO complicado por 2 motivos, não sabemos o esquema que será utilizado e nem quão prontos fisicamente estão Torreira, Xhaka e Lichtsteiner. No gol, aparentemente começaremos a temporada com Cech, eu discordo e muito dessa decisão, mas espero que Leno assuma a posição nas próximas rodadas.

Acho que na parte defensiva não teremos surpresas. Cech, Bellerin, Mustafi, Sokratis e Maitland-Niles na esquerda. Já nos outros 6 jogadores, somente dois tem vaga garantida no jogo de amanhã, Guendouzi e Aubameyang. Os outros 4 nomes podem variar muito com o esquema tático e preparo físico de jogadores que chegaram depois como Torreira e Xhaka.

Acho que de momento é isso.

Transmissão:

ESPN Brasil
12h (abre o jogo às 11:30)

domingo, 5 de agosto de 2018

Fim de pré-temporada

Resumão!!!

Lesões: Além de Koscielny que se machucou na semifinal da Europa League e só voltará a campo em janeiro, tivemos 3 jogadores machucados. Kolasinac ficará de molho por 2 meses, enquanto Ramsey e Monreal devem perder alguns dias-semanas mas não preocupam.

Resultados: Foram 4 amistosos contra times de expressão e mais alguns contra times de divisões inferiores que não levarei tão em conta assim. Vencemos o PSG (5-1), Lazio (2-0), Chelsea (1-1 vitória nos pênaltis) e Atlético de Madrid (1-1 derrota nos pênaltis). Obviamente não servem como regra de como será a temporada, até porque jogamos com times mistos em cada tempo, mas começar com saldo positivo, principalmente após uma mudança de técnico é um ótimo começo.

Quem aproveitou e MUITO a pré-temporada:
Emile Smith Rowe, guardem esse nome. Recém completou 18 anos e joga um futebol absurdo, meia de muita habilidade e criatividade, se mostrou pronto para fazer parte do elenco. Obviamente dividiria posição com nomes de peso como Ozil e Mkhitaryan, mas será uma ÓTIMA opção no banco de reservas. Não gosto de comparar, mas seu futebol lembra muito o de Kevin de Bruyne.

Guendouzi, que grata surpresa, que contratação ótima e por um preço ridiculamente baixo. O melhor ou um dos melhores durante a pré-temporada. Se posiciona bem, ótimo físico, passe e visão de jogo apurados. Se vocês assim como eu achavam que ele iria passar uma temporada na base ou emprestado, pode esquecer. O jogador está pronto e será titular da equipe durante a temporada, ou assumirá o lugar de Xhaka ou o de Ramsey caso não fique. Mislintat acerta mais uma vez e encontra um jogador de futuro brilhante em equipes menores, dessa vez na série B francesa.

Smith Rowe e Guendouzi foram os 2 que mais surpreenderam na pré-temporada


Quem não aproveitou a chance:

Kolasinac teve oportunidades sempre, e nem de longe se mostrou o monstro da temporada passada. Sabemos que é um jogador inteligente, com muita força física, ótimo chute e cruzamentos, mas dois pontos precisam urgente de melhora caso ele jogue realmente de lateral. A velocidade para acompanhar pontas leves e habilidosos e o poder de marcação. Ele ainda falha demais em posicionamento defensivo e era MUITO mais efetivo, quando o time atuava com 3 zagueiros e tinha mais liberdade para atacar.

Lucas Perez recebeu a chance de participar da pré-temporada com o elenco, mas não impressionou. Não jogou muitas vezes, fato. Mas pra alguém em sua situação, deveria ter aproveitado cada segundo. Sua saída é agora muito cogitada, até porque o Arsenal precisa de vagas no elenco para estrangeiros e ele demonstrou não valer a pena.

Esquema para a temporada: acho que nem eu, nem você, nem Emery sabem ainda o esquema que será utilizado pela equipe. São muitas opções, mas podemos dizer que não será com 3 zagueiros. Mas se tiver que apostar, diria que jogaremos no 4-3-3, mas com dúvida na escalação. Poderíamos ir com Ozil e Mkhitaryan abertos nas pontas e Aubameyang de centroavante, ou deslocar Auba para a ponta esquerda, Lacazette de centroavante e Ozil ou Mkhitaryan perderiam a posição. Porém outras variações não me deixariam surpreso, até pelo pouco tempo que alguns jogadores tiveram depois da Copa, como Torreira, Xhaka, Monreal, Lichtsteiner e companhia. Juntamente com a lesão de Ramsey e a necessidade de usar AMN como lateral nos primeiros jogos, não duvidaria se começarmos a temporada somente com 2 -volantes- Guendouzi + 1.

Nossos maiores problemas para a temporada aparentemente serão dois. A zaga continua apresentando falhas, principalmente em jogadas pelo alto. Não importa quem jogue, sempre tem falha de marcação, Emery precisa corrigir isso o mais rápido possível. O outro será na lateral esquerda, Monreal está quase se aposentando e Kolasinac rende mais como ala, do que como lateral, além de 2 meses lesionado. Talvez cogitar usar Lichtsteiner pela esquerda seja uma alternativa bem válida.

O nosso goleiro titular também é uma incógnita, tanto Cech quanto Leno foram bem na pré-temporada. Um super experiente, conhece a Liga e recebeu a número 1. O outro já com certa bagagem, mas novato na liga e contratado por uma bolada.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

A barca de Unai Emery, turnê e muito mais

O Arsenal está disposto a ouvir propostas por alguns de seus jogadores, e caso seja boa para o clube e para o jogador, não lutará para impedir a venda. Confira a lista:

- Petr Cech
- David Ospina
- Shkodran Mustafi
- Nacho Monreal
- Carl Jenkinson
- Danny Welbeck
- Lucas Perez
- Aaron Ramsey (Caso não renove seu contrato)

Jogadores que ainda podem deixar o clube neste fim de janela


O dinheiro das possíveis vendas, serão utilizados para trazer 2 jogadores e obviamente dependerá de quem realmente sair, um será um winger de velocidade e o outro poderia ser um lateral esquerdo ou um zagueiro, Ramsey fica fora da equação, se sair, vem mais um para seu lugar. Vale lembrar que dessa lista, somente Ramsey, Mustafi e Welbeck valem um dinheiro considerável. Monreal está em fim de carreira assim como Cech. Ospina ganha demais para um jogador de nível baixo, então mesmo que saía de graça, será um ganho. Perez tem mostrado bom futebol nos amistosos e provavelmente fique, a menos que a Lazio faça uma proposta vantajosa. Jenkinson é horroroso, por mais que seja homegrown, pela péssima qualidade deve ser vendido para o primeiro time que oferecer algo por ele.

Outra coisa que aconteceu foi que Ozil pediu para voltar mais cedo aos treinamentos, muito provavelmente depois de ver a intensidade do trabalho feito por Emery até o momento e as ótimas atuações de Mkhitaryan e do jovem Reiss Nelson. Se ele tá demonstrando pelo menos medo de perder a vaga no time titular, já é um avanço, isso nunca aconteceria com Wenger no comando.

Nossos jogadores que ficarão de fora da viagem para Singapura para enfrentar PSG e Atlético de Madrid serão Torreira, Xhaka, Lichtsteiner, Monreal, Welbeck e Ospina (Todos que chegaram pelo menos as oitavas de final da Copa 2018).

Em relação ao esquema, muitas fontes dizendo que o Arsenal usará o 4-4-2 diamante do Real Madrid, podendo variar para o 4-3-3 ou 4-2-3-1, mas não temos como afirmar nada no momento.

Por enquanto essas são as novidades, mantei vocês informados como sempre, trazendo as notícias antes e com a maior precisão possível.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Torreira, novidades, fim da janela para o Arsenal? Esquema de Emery?

Faltam 3 semanas para o fechamento da janela de transferências e o Arsenal mostrou uma nova postura e parece ter encerrado seus negócios com boa antecedência, enquanto a maioria dos nossos rivais ainda não contratou ninguém.

Nos últimos dias o clube teve algumas novidades: Leno finalmente começou a treinar com o elenco após alguns dias a mais de folga para resolver sua vida na Alemanha e assumiu a camisa 19 (quando a gente acha que o clube vai parar com a bagunça dos números, nosso goleiro titular usará a grandiosa 19). Além de Leno, Torreira e Guendouzi realizaram exames médicos segunda-feira. O destaque uruguaio na Copa foi apresentado nesta terça-feira e assume a camisa 11 que pertencia a Mesut Ozil e chega para ser titular absoluto do time. Já o francês com 19 anos pode ter algumas oportunidades na temporada, mas ainda é considerado um talento a ser lapidado e que renderá frutos nas temporadas seguintes e ainda não foi apresentado, deve ficar para quinta-feira.

Jogador encantou o mundo na Copa. Vestirá a camisa 11


Quanto aos jogadores que devem ser vendidos, aparentemente nos livraremos de dois encostos, Ospina e Campbell. O goleiro colombiano é fraco para um clube de ponta da Premier League e não faria sentido ser terceiro goleiro. Já Campbell é péssimo e já deveria ter sido descartado.

Lucas Perez é outro jogador que voltou de empréstimo, mas diferente de Campbell, Emery deve dar oportunidades ao jogador, obviamente não ficará para ser titular, mas pode ser útil vindo do banco, principalmente quando seu único concorrente será o cone master do elenco, Danny Welbeck.

Ramsey ainda não assinou a renovação e as conversas continuam, como dito antes por aqui, o clube cansou de ficar refém de jogador e caso ele não assine nos próximos dias, será vendido e contrataremos alguém para repor a perda. Situação parecida vive Welbeck com mais 12 meses de contrato, vendemos ele agora para recuperar parte do dinheiro investido, deixamos ele jogar essa temporada e sair de graça na próxima ou renovamos com o pior jogador do elenco?

Quanto a nomes vinculados pela imprensa nas últimas semanas, não acredito que N'Zonzi ou Banega cheguem (a menos que Ramsey seja vendido). SE vier alguém nesta janela ainda eu apostaria em um ponta que não tenha um valor absurdo como Gelson (gratuito porém com problema judicial com o Sporting) ou Pavón (25 milhões de dólares), nomes mais badalados no momento e que demandariam um investimento muito alto como Lozano, Bailey, Malcom ou Sessegnom não parecem viáveis nesta janela. Caso a diretoria não conte com Mustafi, o que acho difícil, Soyuncu pode chegar.

Visto dessa forma e acreditando que Ramsey renove, eu diria que o time base de Emery para a temporada seja Leno, Bellerin, Sokratis, Mustafi, Kolasinac, Torreira, Xhaka, Ramsey, Ozil, Mkhitaryan e Aubameyang, variando do 4-3-3 pro 4-2-3-1 dependendo do posicionamento de Ramsey. As variáveis de jogadores que podem começar creio que sejam poucas, duas nas laterais, podendo jogar com Lichtsteiner e Monreal e na ponta podendo utilizar Lacazette deslocado pela ponta no lugar de Mkhitaryan ou de uma lesão fantasma de Ozil. Não vejo o time jogando no 4-3-1-2 ou 4-4-2 para poder utilizar os 2 principais atacantes ao mesmo tempo.

terça-feira, 19 de junho de 2018

Mudanças na comissão técnica do clube

Finalmente o Arsenal anunciou os novos nomes da comissão de Unai Emery a frente do clube e os nomes que deixam o clube, o mais famoso que deixa o clube é o lendário Jens Lehmann. Outro nome conhecido porém este foi mantido é o de Steve Bould. Entre os novos nomes, sinceramente não conheço e só quem trabalhou com os nomes pode opinar sobre qualidades e defeitos, o único que achei ÓTIMAS referências é o treinador de goleiros Javi Garcia que estava com Emery no PSG

Nova comissão:

Head Coach: Unai Emery
First Team Assistant Head Coach: Juan Carlos Carcedo (novo)
First Team Assistant Head Coach: Steve Bould
First Team Coach: Pablo Villanueva (novo)
Director of High Performance: Darren Burgess
Strength and Conditioning Coach: Julen Masach (novo)
Goalkeeping Coach: Javi Garcia (novo)
Goalkeeping Coach: Sal Bibbo
Data/Video Analyst: Victor Manas (novo)

Mesut Özil: do luxo ao lixo.

O outrora Mágico de Oz, craque da bola, rei das assistências, multi-campeão e um dos mais experientes jogadores do elenco, Ozil desaprendeu a jogar futebol nas últimas temporadas e a perda da titularidade na seleção alemã só vem para confirmar isso.

Ozil explodiu para o mundo na Copa de 2010 onde foi titular, teve belas atuações e foi indicado a Bola de Ouro da Fifa. Após isso foi negociado com o Real Madrid e conquistou títulos nacionais. No último dia da janela da temporada 13-14, veio para o Arsenal por um valor recorde e a maior venda da história do Real Madrid foi muito comemorado pelos torcedores, eu fui um deles inclusive.

Foram bons e maus momentos com a nossa camisa, muitas vezes o idolatravam demais e só criticavam nosso ataque medonho que não aproveitava as oportunidades criadas por ele. Outras passava o jogo inteiro escondido, não criava, não ajudava na marcação, não demonstrava o mínimo interesse em ajudar a equipe.


BFG não parece muito contente com o compatriota


Como foi comum nos últimos anos, em erros bizarros da direção do clube os jogadores quase sempre deixavam o contrato chegar ao último ano para negociar uma renovação ou forçar uma saída gratuita ou por um valor muito abaixo do mercado e com Ozil não foi diferente. Pra piorar, o principal jogador do time, o chileno Alexis Sanchez também se encontrava na mesma situação, clube refém dos dois nomes mais importantes no elenco e o resultado foi desastroso. O chileno foi embora para o United, em uma troca por Mkhitaryan (na questão financeira, saímos perdendo, mas pelo demonstrado até agora em campo nos dois clubes, nos demos muito melhor). Já o alemão conseguiu o que queria, uma renovação com um salário astronômico de 350 mil libras semanais (cerca de 2 milhões de reais por SEMANA). Até ai, tudo bem, outros jogadores do campeonato como Pogba e o próprio Alexis recebem valores similares.

O problema é que Ozil mais atrapalha do que ajuda a equipe. Seus defeitos são muito maiores que suas qualidades. Ele não corre, não marca, não participa da maior parte do jogo, muitas vezes apenas toca de lado e pra piorar nos últimos meses, ainda aparecia com lesões fantasmas para não atuar pelo clube porém não perdia os jogos da seleção alemã uma semana depois.

Como efeito de comparação Ramsey, Aubameyang, Lacazette e Mkhitaryan, 4 jogadores mais jovens e com muito mais impacto em campo, ganham no máximo por volta das 170 mil libras por semana (Auba), os outros ganham entre 100 e 120 mil. Será que o elenco fica feliz de ver alguém tão descompromissado com o sucesso do time, ganhando tanto dinheiro assim?

Ozil deveria ser negociado, sim, e já digo isso faz tempo, principalmente quando o clube precisava escolher entre Alexis e Ozil. O alemão é completamente substituível e ainda vale um bom dinheiro no mercado além de ser o tipo de jogador que não se importaria em matar a carreira indo jogar no futebol chinês ou árabe. Em um time em completa reformulação em todos os setores possíveis, cogitar a venda ou até mesmo troca de Ozil por um jogador mais jovem e comprometido não é nenhuma fantasia, mas uma possibilidade que deveria ser estudada pela direção. Estamos fazendo ótimos negócios na janela, contratando ÓTIMAS peças, por preços bons. Imagina conseguir uma troca de Ozil por Reus, Draxler ou Perisic? Teríamos um jogador com menos nome, muito mais vontade, um salário muito menor e que não ficaria aproveitando cada dia de folga para viajar para a Turquia para farrear.

Alguns números de Ozil pelo Arsenal nas últimas 3 temporadas da Premier League




quarta-feira, 13 de junho de 2018

UPDATE sobre as contratações

Bons e Baratos! Novos jogadores empolgam pela qualidade e preço


DEU BOM
Sokratis - Tudo acertado, porém o anúncio não foi feito ainda, e o motivo é que o Borussia vendeu na temporada passada Dembele e Aubameyang por valores altos e vai pagar uma fortuna em impostos, atrasando a venda para o dia primeiro de Julho a venda só -cairá- no ano seguinte. Valor da transação 16 milhões de libras

Lucas Torreira - Até Ornstein já postou, então esperem o negócio em breve. Uruguaio da Sampdoria, 22 anos, começou como atacante e virou volante. Ótimo na marcação, líder de roubadas de bola no Italiano e ainda é muito bom em chutes de longa distância e cobranças de faltas. Apesar da baixa estatura (apenas 1.68) o jogador oferece algo que falta no clube, muita raça, sem medo de sujar o uniforme. A multa do jogador é de 25 milhões de euros para pagamento a vista, porém os clubes se acertaram e o Arsenal pagará o valor em 3 anos, elevando o preço para algo em torno dos 30-32 milhões de euros.

QUASE LÁ

Leno - O negócio havia esfriado mas hoje o Bild garantiu a negociação. O goleiro é jovem porém experiente. Apesar de muito bom, ainda comete algumas falhas de concentração que precisam ser melhoradas sem sombras de dúvidas, mas ainda assim, vejo como um upgrade na posição. Melhor ainda seria se o clube tivesse mantido Szczesny. Outros times que estão de olho no goleiro são Napoli e Liverpool. Valor do negócio estimado em 25 milhões de euros. Com a mudança de camisa de Petr Cech da 33 para 1, caso o negócio realmente esteja certo, o clube vai se despedir de Ospina que foi contratado em 2014.

Soyuncu - Nada confirmado ainda, mas é uma possibilidade grande, Sven Mislintat é grande fã do jogador e vários clubes da Bundesliga estão atrás do jovem zagueiro turco, incluindo o Bayern. Aparentemente Sven conseguiu o negócio e não seria nada barato, e ainda indicaria a saída de pelo menos 1 zagueiro. Mustafi ou Chambers (interesse de Fulham e Southampton) provavelmente sejam negociados após a contratação dos novos zagueiros. O preço segundo informações giraria por volta dos 35 milhões de libras.

Gelson Martins - O caso mais complicado e o nome que mais empolga. O jogador é avaliado em 60 milhões de libras, destaque do Sporting e da seleção portuguesa. Jovem, rápido e habilidoso, o tipo de winger que precisamos. Mas o caso tem uma complicação ou algo de muito bom. O jogador foi um dos 4 nomes do Sporting que conseguiu a liberação na justiça do contrato após a invasão do CT em Lisboa e pode assinar livremente com qualquer clube. Obviamente isso trará problemas judiciais no meio do caminho e por isso dizem que o Arsenal tenta um acordo com o clube português para contratar o jogador por metade do seu valor de mercado. Outros dizem que o clube tentará seduzir o jogador com salário, luvas e derivados e não dará importância para a briga na justiça. Outro fator que pode prejudicar a chegada do luso ao Emirates é a concorrência. Praticamente todos os clubes ingleses estão de olho no jogador (mas aparentemente o Arsenal leva vantagem por oferecer mais tempo de jogo) e o presidente do Benfica prometeu vingança contra o Sporting que -roubou- jogadores do clube em 1993 e prometeu assinar com pelo menos 1 dos ex jogadores do Sporting.

MAIS LONGE

Ousmane Dembele - Parece que não será dessa vez que Dembele se juntará a Aubameyang, Sokratis e companhia. Mas ainda pode acontecer, pra isso duas coisas precisam acontecer. 1) Griezmann se transferir para o Barcelona ( o Atlético contratou Lemar por 80 milhões de euros). 2) O negócio com Gelson Martins melar. Caso estas duas situações ocorram, o francês pode pintar em Londres por empréstimo de uma temporada.


DEU RUIM

Yacine Adli - A mesma fonte que divulgou que o jogador estava indo para o Arsenal, ontem disse que o negócio melou. O jogador foi visto em Londres com seu agente, mas uma proposta melhorada e garantias do PSG parece que convenceram o jovem francês a continuar em Paris depois de ter TUDO acertado comn o Arsenal. É uma pena para o futuro, mas o jogador não teria quase nenhuma chance nesta temporada no clube, então nada a lamentar por aqui.

VENDAS E PERDAS

Jack Wilshere - Dizem que ainda existem conversas, mas como dito antes, o jogador apagou referências ao Arsenal em suas redes sociais e pra piorar o clube contaria com MUITOS jogadores de sua posição no elenco, o clube inclusive renovou por um longo período o contrato de Aisley Maitland-Niles e deu a camisa 15 para o jogador. Seu provável destino é o West Ham.

Lucas Perez - Não interessa ao clube e a Lazio está interessada em comprar o jogador, deve seguir para a Itália.

Joel Campbell - 6 empréstimos enquanto foi jogador do clube, Campbell deve ser vendido para qualquer interessado em seu futebol após a Copa.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

18 nomes ligados ao clube e quem pode estar de saída

A melhor época do ano já está a todo vapor e vou resumir o que já aconteceu, o que está sendo falado e algumas opiniões sobre probabilidades dos rumores se concretizarem. Claro que ate o fim da janela antes da primeira rodada da Premier League, alvos irão mudar, jogadores dados como quase certos em um time podem pintar no rival e novos nomes devem estourar na Copa do Mundo e se transformar em um possível alvo. Lembrando que dando como certa 3 contratações, o clube deve ir atrás de 3 ou 4 jogadores, mais que isso só como reposição para possíveis perdas de jogadores que o clube utilize.

FECHADO

Stephan Lichtsteiner - Juventus - De graça.

FALTA ASSINAR ou ANUNCIAR

Sokratis Papastathopoulos - Borussia Dortmund - 16 milhões de libras.
Yacine Adli - Paris Saint Germain - De graça (apenas uma compensação de 250 mil libras).

RUMORES /// GOLEIROS

Bernd Leno / é o favorito e o Bayer Leverkusen já contratou um substituto. Após ter perdido a concorrência com Kevin Trapp pela última vaga da seleção alemã na Copa, a espectativa era que o negócio fosse fechado logo em seguida, mas aparentemente o negócio esfriou, o que não quer dizer que não pode acontecer. Giraria por volta dos 20-25 milhões de libras. Outros clubes interessados no jogador são Liverpool, Atletico (em caso de venda de Oblak) e o Napoli que o jogador esnobou por desejar atuar em um clube de maior expressão.

Timo Horn / foi muito falado antes do nome de Leno e com uma multa de apenas 6 milhões de euros após o rebaixamento do FC Koln. Se o clube pensar em economizar na posição e investir em outros setores, o nome faria completo sentido pelo baixo custo e qualidade.

RUMORES /// DEFESA

Çaglar Söyüncü / jovem zagueiro do Freiburg e da seleção turca. Muito bem avaliado e apontado como um zagueiro muito promissor e pronto para jogar apesar de ter apenas 22 anos. Seu valor de mercado gira em torno dos 30-35 milhões de libras e é uma opção caso Emery não confie no futebol de Mustafi para fazer dupla com Sokratis até a volta de Koscielny.

Lukas Klostermann / vice campeão olímpico com a seleção alemã no Rio-2016, atua no RB Leipzig e sua posição primária é a lateral direita, porém o jogador atua também como zagueiro e como lateral esquerdo. Tem 22 anos e custaria por volta de 10-15 milhões de libras. Não acredito que o interesse seja real para essa temporada, mas é um nome a ser olhado com carinho nos próximos anos sem dúvidas.



RUMORES /// MEIO CAMPO

Danilo Pereira / O ótimo e promissor volante português do Porto tem tudo que o Arsenal precisa. Raça, altura, ótimo no desarme e tudo que faltou no meio de campo nas últimas temporadas. Seu único problema é uma lesão sofrida nesta temporada que o obrigaria a perder uma parte da próxima até a recuperação completa.

William Carvalho / Mais um português e alvo antigo do clube, desta vez do Sporting e é um negócio mais complexo que vai valer também para mais um alvo do clube. Após a invasão ao CT do clube de Lisboa, com agressões com socos, facas e pedaços de madeira, os maiores nomes do elenco atual devem conseguir na justiça sua liberação ou pelo menos forçar uma saída por um valor de mercado bem inferior.

Steven N'Zonzi / Mais um alvo antigo do clube, o experiente volante francês do Sevilla, pode reencontrar seu ex-treinador Unai Emery. Apesar da qualidade comprovada, o Sevilla não pretender liberar o jogador por um preço que caixa nos cofres do clube e não vejo a negociação acontecendo pelo valor e a idade do jogador, vale muito mais a pena pagar os 35 milhões de libras pedidos pelo Sevilla por um jogador mais jovem e não em um que completa 30 anos esta temporada.

Lucas Torreira / O Uruguaio da Sampdoria vem despertando interesse de clubes ao redor do mundo com sua raça, desarmes e cobranças de falta. Apesar da baixa estatura, poderia ser o espírito de guerra que o Arsenal precisa para deixar de ser um time de condomínio. Outros times ligados ao jogador são o Napoli que corre o risco de perder Jorginho para o City e o Everton. A multa do jogador com a Sampdoria é de 22 milhões de libras.

Morgan Sanson / O jogador do Olympique Marseille desperta o interesse de 4 clubes para a próxima temporada, entre eles Arsenal, Chelsea, Tottenham e Sevilla. Se pensar que dos 4 times apenas o Tottenham estará na próxima edição da Champions, eles levam vantagem. Arsenal e Chelsea buscam nomes para melhorar a qualidade do meio campo e apesar de elencos competitivos, ficam atrás do rival londrino. O Sevilla dificilmente conseguirá competir financeiramente contra os clubes ingleses.

Jean Michael Seri / O marfinense não é o volante que precisamos e cometeríamos o mesmo erro que cometemos com Xhaka se o vermos dessa forma. Ótimo jogador, porém disputaria posição com vários outros nomes do elenco e não creio que o interesse seja real, a menos que o clube precise vender Ramsey. Além do mais, o jogador possui um problema físico que o faz sentir muitas dores em temperaturas frias, o que provavelmente afetaria e muito seu desempenho na Premier League.

Adrien Rabiot / Mesmo caso de Seri, apesar de ser fã do futebol do francês, não é a posição que precisamos de reforços no momento e custaria caro. Única forma do jogador chegar ao meu ver é com a recusa de renovação de Ramsey e uma possível troca com o PSG envolvendo.

RUMORES /// ATAQUE

Gelson Martins / Mesmo caso de William Carvalho, tem valor estimado em 60 milhões de euros, mas deve sair de graça ou por muito menos após a invasão do CT. O jogador está muito interessado em uma transferência para o Arsenal, onde não enfrentaria concorrência na posição e tem um grande futuro pela frente.

Ousmane Dembele / Possível, mas muito complicado. O jogador tem problemas em Barcelona, por causa das lesões acabou não se enturmando com o elenco e corre o risco de ver Griezmann desembarcar por lá depois da Copa. Caso aconteça, o jogador deve ser emprestado pelo Barcelona que não tem motivos para deixar alguém com a qualidade de Dembele amargando o banco para o super quarteto ofensivo com Coutinho, Suarez, Griezmann e Messi. O Arsenal é seu destino preferido para se reunir com companheiros dos tempos de Borussia e com seu -descobridor- Sven Mislintat.

Malcom / Claro que vocês já me viram falar sobre o quase acerto do clube com o jogador na última temporada, e o negócio só não aconteceu pois o Bordeaux fez um péssimo primeiro turno e não podia correr o risco de perder seu principal jogador e lutar contra o rebaixamento. Com isso o clube francês exigiu que o Arsenal liberasse o jogador por empréstimo até o fim da temporada e o clube se recusou. Nesta temporada negócios como de Gelson e Dembele parecem com mais força, resta ao clube decidir se vai esperar as definições dos dois, ou vai esperar United e Liverpool batalharem pelo talentoso ponta brasileiro.

Thomas Lemar / Outro caso que quase deu certo temporada passada. Lemar só não se transferiu por causa de seu pai. Wenger planejava utilizar o ponta como segundo volante, fazendo o mesmo que alavancou o futebol de Santi Cazorla anos atrás e o jogador estava disposto a realizar a mudança. Porém seu pai foi completamente contra, com medo que com isso o filho perdesse a vaga na Copa do Mundo. Caso resolva investir no talento do francês o Arsenal deve encontrar concorrência pesada.

Emil Forsberg / O sueco destaque do RB Leipzig tem valor estimado em 45-50 milhões de libras e é visto aparentemente com bons olhos por Mislintat e Emery. Resta saber se o clube vai priorizar nessa janela arrumar a defesa e na parte ofensiva ir somente atrás de jogadores como Gelson, de graça ou por um valor muito abaixo do mercado.

Julian Draxler / Outro que é ligado ao Arsenal por muitos anos, assim como foi com Aubameyang e Lacazette até que um dia aconteceu. O jogador não está feliz com a reserva no PSG e tem muito talento e futuro. Seu valor é altíssimo para um clube que precisa focar em outras áreas, mas vale o mesmo que dito no caso do Rabiot. Em caso da venda/troca de Ramsey e/ou Mustafi, o alemão poderia ser envolvido no negócio.

Cristian Pavon / O jovem talento argentino deve deixar o Boca Juniors após a Copa do Mundo e o Arsenal poderia ir atrás do jogador caso seus planos principais não saiam como o esperado. A multa do jogador com o Boca é de 27 milhões de libras, o que seria um investimento muito mais barato que dos outros alvos que não sairiam por menos de 50 milhões.

RUMORES /// SAÍDAS

Jack Wilshere / Sem contrato para a próxima temporada, o jogador tem muito talento, mas pouca cabeça e muitas lesões influenciam mais que sua qualidade. Após amargar a reserva em boa parte da temporada, Wilshere ficou de fora da Copa do Mundo e apesar de fontes seguras terem garantido a renovação dele com o clube, o jogador deletou referências ao Arsenal nas descrições de suas redes sociais e passou a seguir o West Ham. Infelizmente foi mais um caso de jogador de muito valor saindo de graça ou quase de graça por erros que permitiram o clube virar refém de jogadores.

David Ospina / O goleiro colombiano nunca agradou. Apesar de fazer ótimas defesas, sempre falhou muito em suas oportunidades. O clube deve esperar o fim da Copa do Mundo e torcer por mais uma boa Copa do colombiano para tentar fazer algum dinheiro.

Aaron Ramsey / Um dos craques do time recebeu proposta de revovação por mais cinco anos e um ótimo aumento salarial. O treinador também já admitiu que gostaria de construir o novo Arsenal em volta dele e de Aubameyang. Porém, após mais de uma década sofrendo com jogadores saindo de graça em fim de contrato ou por quase nada antes do fim, o clube não pretende mais cometer esse erro e avisou Ramsey, ou renova ou será vendido/trocado. Resta saber a decisão do galês.

Shkodran Mustafi / Fez péssima temporada assim como quase todos do sistema defensivo do Arsenal, podemos salvar apenas os laterais esquerdos dos vexames durante toda a temporada. Perdeu prestígio, mas ainda é visto com bons olhos por boa parte da direção. Particularmente acho que merece pelo menos mais uma temporada no clube para se provar em um sistema defensivo mais sólido. O Arsenal pagou cerca de 40 milhões de euros pelo jogador em 2016 e caso resolva se desfazer do jogador, deve conseguir por volta dos 30 milhões.

Lucas Perez / O atacante espanhol não vingou. Também não teve muitas chances enquanto vestia a camisa 9, e passou a última temporada emprestado ao La Coruña. A Lazio tem interesse no jogador e deve oferecer uma proposta de empréstimo de uma temporada com compra obrigatória na temporada 19-20. Creio que seja um bom negócio para os 3 envolvidos. O jogador foi contratado por 14 milhões de euros e uma transferência hoje entre 5 e 8 milhões agradaria ao clube.

Rob Holding e Calum Chambers / CASO o clube contrate além de Sokratis mais um zagueiro e mantenha Mustafi, é bem capaz de emprestar ou até mesmo vender um dos dois ingleses. O motivo é simples, Emery gosta de jogar no 4-3-3 ou no 4-2-3-1, e o clube teria uma quantidade imensa de zagueiros no elenco, seriam eles, Sokratis, Koscielny, Mustafi, Mavropanos (que deve ficar após a chegada de Sokratis) e uma possível contratação de Söyüncü, seriam 5 e os dois ingleses não teriam espaço. Um dos dois seria negociado com certeza. Caso opte por um empréstimo, diria que emprestariam Holding e manteriam Chambers e caso optem por uma venda, devem vender Chambers e ficar com Holding como SEXTA opção para a zaga (quinta já que a temporada do Koscielny só começará ano que vem).

Joel Campbell / Apesar de ir bem pela seleção da Costa Rica, o jogador teve muitos problemas para atuar pelo Arsenal, visto, lesões e digamos que um futebol bem longe do apresentado por seu país. Depois de passar por 6 clubes diferentes, Campbell quer se estabelecer em um clube e não será o Arsenal. Não consegui informações sobre o contrato do jogador, se estará livre ou se precisará ser negociado, mas de qualquer forma, torcer para uma boa Copa (menos contra o Brasil) e que seu valor de mercado suba um pouco e o clube pelo menos arrecade algo com sua venda.

COMISSÃO TÉCNICA

Robert Pires pode se juntar a comissão de Unai Emery, o jogador que ainda treina com o elenco principal do clube mesmo anos após a aposentadoria, gostaria de ajudar o espanhol e ser uma ponte entre jogadores, comissão técnica e diretoria. Sem dúvidas seria uma adição muito bem vinda.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Unai Emery, novos uniformes, patrocínio e possíveis reforços

O PROCESSO

O comitê que escolheu o nome de Unai Emery para o conselho foi composto por Ivan Gazidis, Sven Mislintat e Raul Sanllehi.

Ivan Gazidis disse que o processo de escolha do novo treinador contou com 8 nomes e nenhum deles abandonou a "disputa". Isso foi dito já que alguns jornalistas disseram que no final, Arteta desistiu da idéia e preferiu ficar no City.

Todos os candidatos foram entrevistados entre 25 de abril e 15 de maio e Unai Emery foi entrevistado dia 10 (contrariando as versões de que ele estaria em Londres para se reunir com o West Ham.) Ele foi considerado a primeira escolha e recomendado ao conselho no dia 18 de maio. Unai, Raul Sanllehi e Ivan Gazidis viajaram dia 21 para Atlanta-EUA, para se reunirem com Josh Kroenke, filho do dono do clube, Stan Kroenke.

Unai Emery - Novo treinador do Arsenal

E nesse encontro, Emery surpreendeu. Ele foi ao encontro completamente preparado, com análises de TODOS os jogadores do elenco, como suas qualidades e onde deixam a desejar (espero que tenha lá que Ramsey não é volante e sim meia) e como ele ajudaria cada jogador a melhorar nos defeitos. Um dossiê de mais de 100 páginas foi entregue por Emery. Além disso, demonstrou fazer o time jogar um futebol bonito, uma personalidade que combina com a do Arsenal e quer desenvolver e melhorar os jogadores.

A ENTREVISTA

O inglês de Unai Emery é bem fraco, mas ele teve coragem e respeito pelo clube-torcida de responder tudo em inglês, por mais que fosse nítida a dificuldade, mostrou personalidade em não responder em espanhol e esperar que um tradutor fizesse o trabalho.

Quando perguntaram para Unai e Gazidis sobre o orçamento para contratações, Ivan disse que todos os recursos do clube estarão disponíveis para Unai montar o time. Uma resposta bem vaga, quanto seria esse valor, seria o valor que o time tem realmente pra gastar ou o que o time costuma gastar, não sabemos e só saberemos após o fim da janela.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Como você definiria SUCESSO nessa temporada? Desenvolvimento, mas como se desenvolve? Eu acho que faremos isso disputando TODOS os títulos. Esses são os 2 objetivos, ganhar títulos e fazer a torcida sentir orgulho do time. Eu não posso prometer pra vocês que nós vamos ganhar hoje, mas eu posso prometer que nós vamos trabalhar duro e jogar com o coração.

Qual o seu estilo de jogo?
Minha idéia é sermos protagonistas durante todo o jogo. Eu quero um time com posse de bola e pressão na marcação. Um time muito, muito intenso na marcação.

A entrevista foi curta e trouxe um resumo mais básico sobre o que aconteceu por lá. Confesso que no momento que saiu a informação sobre Cazorla e seu nome pareceu fazer sentido, eu fiquei preocupado, mas essa entrevista pelo menos me transmitiu esperança. O trabalho com o PSG na Liga dos Campeões, não deve ser o único ponto de análise de seu trabalho, o vestiário por lá é completamente rachado e valeria mais a pena um gestor de pessoas do que um treinador que goste de táticas.

O treinador é conhecido pelos longos vídeos e conversas (dizem que diminuiu o tempo para não entediar os jogadores), busca corrigir todas as falhas dos jogadores, algo que ele poderá se deliciar para arrumar nossa defesa e fazer o Iwobi acertar um chute no gol e não na linha lateral. (tinha um vídeo muito bacana que iria usar para descrever mais do treinador, mas infelizmente acabei perdendo o link)

NOVO PATROCÍNIO

O Arsenal tem mais um patrocinador a partir desta temporada, se trata da Visit Rwanda, empresa de turismo do país africano. O contrato terá duração de 3 anos e não foi divulgado o valor do acordo, mas podemos pegar dois exemplos similares para termos uma idéia. A Western Union, desde 2015 paga 5 milhões de libras ao Liverpool. Já a Hyundai pagará 10 milhões de libras ao Chelsea pelo mesmo espaço. Então entre 8 e 12 milhões anuais é o que devemos lucrar com o novo patrocínio.



NOVOS UNIFORMES

Os novos uniformes do Arsenal foram apresentados, tanto o número 1 de jogo, como o de treino. Confesso que não gostei, especialmente nas mangas horríveis, mas é normal uma certa má vontade do fabricante quando o time se prepara para voltar a Adidas, enquanto o Milan fará o caminho inverso e vestirá Puma.





NOVOS NÚMEROS

O clube anunciou a mudança de número de 4 jogadores do elenco, então não esperem que após terem mudado de número, sejam negociados.

Petr Cech 33 >>> 1
Hector Bellerin 24 >>> 2
Elneny 35 >>> 4
Granit Xhaka 29 >>> 34 (indo pra um número ainda mais alto, porém com significado para o jogador)

REFORÇOS

O Bayer Leverkusen contratou DE GRAÇA o melhor goleiro da última Bundesliga, Lukas Hradecky do Frankfurt e com isso abriu espaço para a venda de Bernd Leno ao Arsenal. O valor da transferência giraria em torno dos 20 milhões pelo arqueiro de 26 anos e outros 2 times interessados são Atlético de Madrid (em caso de venda de Oblak) e Napoli (que o jogador recusou).

Sokratis, zagueiro experiente do Borussia Dortmund é outro que parece estar próximo, nenhuma novidade nos últimos dias, porém, sabemos que ele recusou propostas de renovação com o clube alemão.  O contrato especulado por jornais alemães e ingleses teria duração de 2 anos com a opção de renovação por mais 1. O valor seria similar ao de Leno.

RUMORES (vou apenas listar alguns jogadores que podem aparecer, mas sem entrar em detalhes)

Nomes falados antes do técnico ser escolhido:

Çağlar Söyüncü - Zagueiro do Freiburg
Johnny Evans - Zagueiro do West Brom
Danilo Pereira - Volante do Porto
Jean Seri - Meio campista do Nice
Max Meyer - Meio campista do Schalke 04
Malcom - Ponta do Bordeaux
Dembele - Ponta do Barcelona (empréstimo)

Nomes de sempre:

Steven N'Zonzi - Volante do Sevilla
Julian Draxler - Meia e ponta do PSG

Vale lembrar que confirmados Leno e Sokratis, o clube deve ir atrás no máximo de mais 2-3 jogadores, de preferência um volante, um ponta e um outro zagueiro para compor o elenco após a grave lesão de Koscielny. Nomes como N'Zonzi e Draxler são cogitados por anos no Arsenal e nunca deram em nada.

REFORÇOS PARA A BASE

O clube contratou o jovem goleiro estoniano de 17 anos Karl Jacob.
O zagueiro alemão Josha Vagnoman também de 17 anos está na mira do clube, assim como de vários grandes clubes da Bundesliga e da Premier League.
Outro alvo para a base do clube é do jovem do Barcelona Joel Lopez, porém nada confirmado.

O japonês Takuma Asano, contratado 2 temporadas atrás, continuará emprestado para times da Alemanha. Jogador foi convocado para a Copa, mas não impressiona o Arsenal.






quarta-feira, 9 de maio de 2018

Goleiro, renovação, treinadores: algumas notícias das últimas 48h

O goleiro de 26 anos do Bayer Leverkusen e da seleção alemã foi apontado ontem pelo Bild como alvo do Arsenal para a próxima temporada. Após recusar oferta do Napoli, o agente do jogador disse que esperam propostas de times de mais renome e entre os interessados estão Arsenal e Atlético de Madrid que teme a perda de Jan Oblak. O valor da cláusula para liberação de Leno é de 25 milhões de euros e seu contrato se encerra em 2020.

Leno e Horn, meta do Arsenal deve ser defendida por um alemão novamente


Além de Leno, a outra opção do Arsenal para assumir a posição é do também alemão Timo Horn, do Colônia. Após o clube ser rebaixado na Bundesliga, o valor para a transferência de Horn é muito inferior ao de Leno, custando apenas 6 milhões de euros.

Resta ao Arsenal decidir sua preferência, particularmente acho Leno melhor mas será tão melhor a ponto de custar 4 vezes o valor de Horn?

A notícia ruim é a renovação do contrato de Jack Wilshere com a equipe, ontem algumas fontes começaram a ventilar a informação e hoje começou a ser divulgado pela imprensa inglesa. Mas a notícia tem um outro lado também, aparentemente o clube vai renovar com ele apenas para não perder ele e Ramsey na mesma janela, o que possivelmente indica que venderemos o camisa 8, que vem sendo cogitado por muito tempo na Espanha, tanto no Barcelona, onde poderíamos usá-lo para abaixar o valor de Dembele, como no Real Madrid, onde o jogador é apontado como substituto de Luka Modric.

Já Arsene Wenger aparentemente está de malas prontas para Liverpool, onde deve comandar o Everton. Várias outras propostas surgiram, principalmente da França, China e EUA.

Nosso alvo primário para novo técnico continua sendo Allegri, resta saber se o orçamento e a não classificação a Champions League serão um problema

sábado, 5 de maio de 2018

Esqueçam Allegri e Low! Sem Champions League, precisamos voar mais baixo

Você consegue imaginar Allegri e Low, vencedores natos, anos de experiencia comandando times e seleções de sucesso, assumindo um time que não dispute a Champions League? Longe dos holofotes da maior competição de clubes do mundo e com receita reduzida por conta disso? Não? Nem eu. Se pensarmos ainda que Chelsea e PSG estão sem treinadores para a próxima temporada, podemos apostar que um deles assumira o PSG e o outro pode assumir uma seleção, um outro clube, ou o próprio Chelsea em caso de milagre pela Champions ou de loucuras de Abramovic. Um adendo sobre Low, o treinador estará ate julho focado na Copa do Mundo, o que impossibilitaria o treinador de participar efetivamente da janela de transferências, e seria um ERRO, trazer alguém que não possa planejar a partir de maio o futuro do clube, nao voltaremos as glorias do passado apenas contratando 2-3 jogadores, precisamos de uma reformulação COMPLETA, principalmente na postura.

Nagelsmann e Tedesco. Um deles PRECISA assumir o Arsenal


Isso não quer dizer que estaremos fadados ao fracasso na escolha do novo treinador, dois nomes são excelentes, MUITO possíveis e realizariam um sonho em treinar o Arsenal. Domenico Tedesco e Julian Nagelsmann, treinadores do Schalke 04 e do Hoffemhein aparecem cada vez mais como os principais nomes ao cargo. São jovens, com uma filosofia diferente e conquistaram ótimos resultados na Bundesliga, obviamente, não conseguiram o titulo contra o poderio financeiro do Bayern, mas jogam um futebol com aplicação tática e resultado. Fazem isso com orçamentos limitados, imagina fazer isso com um orçamento muito maior que o atual e já tendo nomes como Aubameyang, Ozil e Mkhitaryan no elenco? A falta de experiencia pode pesar contra eles? Talvez, mas só saberemos se dermos a oportunidade de demonstrarem seus valores em um clube de ponta.

O orçamento do Arsenal costuma girar em torno de 50 milhoes, se pela mudanca de treinador esse valor receber um aumento para cerca de 80 milhoes + as vendas, sera facil se livrar de jogadores e contratar pecas novas e mais completas, com vontade de crescer na carreira. Podemos fazer dinheiro com as vendas de Ramsey, Bellerin, Welbeck e Ospina, nos livraremos de salários altos como Wilshere e Mertesacker, poderíamos dispensar Cech e teríamos um belo espaço na folha salarial, podendo reformular a maior parte do elenco e atrair jogadores com ótimas propostas salariais.

Falta de vontade, erros de marcação e na saída de bola, serão os principais pontos a serem trabalhados no novo Arsenal. E eu espero que os jovens treinadores consigam arrumar esses defeitos para que possamos voltar ao lugar que merecemos, o topo.

E cada vez mais, espero que esses sejam os 2 principais nomes trabalhados pela diretoria, não podemos sonhar com Allegri e acordar com Rodgers, Tuchel ou Van Gaal. Eh melhor ficar acordado com Domenico ou Julian.

Ps: Ainda acho que Allegri é o alvo principal da diretoria na busca por um treinador, mas sem a Champions, não acredito mais que possa acontecer tendo times mais -atraentes- procurando treinadores de ponta como o italiano





quarta-feira, 2 de maio de 2018

Update de rumores, contratações, renovações e novo treinador

Bom dia, post matinal apenas para atualizar sobre alguns rumores circulando o clube nos últimos dias apos as renovações de Elneny e Holding e o anúncio da saída de Arsene.

Contratações:

Meyer: Propostas já foram feitas, mas segundo o agente do jogador, um outro grande clube europeu, provavelmente Liverpool ou Juventus, ofereceu 40 mil semanais a mais para o jogador. Vale lembrar que a transferência será -gratuita-, então eh primordial para o clube contratar um jogador de 35 milhões -for free- e ficar com a verba livre para focar em outros nomes.

Sokratis: Se no meio da temporada o alvo grego era Manolas, aparentemente as atenções se voltaram para Sokratis do BVB. Particularmente o acho ate melhor, mais barato, porem mais velho. A relação dele e de seu agente com Sven Mislintat podem facilitar o negócio, juntamente com o fato do jogador estar entrando em ultimo ano de contrato. Se concretizado, devera girar na casa de 20-25 milhões de libras.

Mais talentos do BVB em Londres?


Evans: Outro alvo que quase desembarcou por aqui na ultima janela, Evans tem uma clausula de rescisão  de 3 milhões caso o WBA fosse rebaixado. O clube vê com bons olhos a chegada de um zagueiro experiente por um valor tao abaixo do mercado. Só não pode trazer apenas ele para o setor.

Dembele: um encontro ainda inicial marcado para esse mês em Barcelona. Acho difícil que aconteça, mas não impossível. Se acontecer, sera por empréstimo de 1 temporada.

Malcom, Horn: Nenhuma nova informação. Provavelmente porque o clube ainda precisa definir o treinador e definir que tipo exato de jogador focar no mercado.

Renovações:

Ramsey: Não sera tratada agora, o jogador esta nos planos do clube e caso não aceite renovar quando for procurado, sera vendido para fazer caixa. Um aumento bem grande de salario e uma possível posição como capitão do clube podem ser atrativos para a permanência, só não sei se isso eh bom ou ruim.

Wilshere: O jogador pode ir embora no 2 semestre de graça, mas o clube apresentou proposta de renovação com valores que giram entre 110-130 mil libras por semana. O jogador tem proposta do Everton de 140 mil semanais, mas o clube deixou claro que não aumentara a proposta.

Treinador:

Nada de novo, muitos nomes sendo ventilados pela imprensa, entre eles, Allegri (Juventus), Vieira (NYC), Low (Alemanha), Jardim (Monaco), Sarri (Napoli), Tuchel (sem clube), Luis Enrique (sem clube), Nagelsmann (Hoffenheim) e Domenico Tedesco (Schalke 04). Ficaria feliz com quase todos os nomes da lista, exceto Tuchel. Low poderia ser um grande problema de planejamento devido a Copa do Mundo.

Dupla faz sucesso na Bundesliga, comandando Schalke 04 e Hoffenheim




sábado, 21 de abril de 2018

Merci, Arsene! Foi (quase tudo) culpa sua!

Foi culpa sua inovar a Premier League e suas contratações
Foi culpa sua se classificar por 20 anos seguidos a Champions League
Foi culpa sua ser o único a comandar um clube ao título invicto da Premier League
Foi culpa sua ser o único a vencer a Premier League contra o United de Ferguson em seu auge
Foi culpa sua mudar o Boring Arsenal para o Arsenal encantador
Foi culpa sua fazer o mundo se apaixonar pelo Arsenal
Foi culpa sua e de Kroenke ter ficado mais do que o necessário no cargo
Foi culpa sua e de Kroenke sua saída ser mais comemorada do que lamentada
Foi culpa sua e de Kroenke a fila de títulos relevantes
Foi culpa de Kroenke o time ter ficado sem dinheiro por quase 10 anos
Foi culpa de Kroenke perdemos nossas estrelas para os rivais


Ele se foi. Arsene foi lendário no comando do clube, um homem destinado a levar o Arsenal pra frente desde o dia em que nasceu. Foram trabalhos incríveis nesses 22 anos a frente do clube. Na segunda temporada, conquistou a Premier League e a Copa da Inglaterra, além da Supercopa da Inglaterra. 

Durante seu auge, Wenger foi o único treinador a vencer a Premier League contra o poderoso United de Ferguson em sua sequência de títulos mais impressionante. Não uma, mas 3 vezes em 97-98, 01-02 e 03-04. O único a vencer a Premier League de forma invicta, com o time que fez você, eu, e todos os brasileiros que amam futebol se apaixonarem pelo Arsenal de Henry, Bergkamp e Vieira, um dos melhores times da história do futebol mundial. Em 21 (ao fim dessa temporada 22) anos, e somente na temporada passada o Arsenal ficou fora da Champions League, algo incrível, afinal em um campeonato com tantos postulantes ao título, ficar geralmente entre os 4 primeiros foi muito complicado, mas ele conseguiu.



O declínio do clube não foi exclusivamente culpa de Arsene, a mudança do Highbury pro Emirates foi o ponto que impediu o Arsenal de continuar no seu caminho vitorioso. No começo do século decidimos trocar de estádio e como Wenger disse, a maior decisão da história do Arsenal (na minha opinião a segunda). Depois de 2 anos sem dinheiro para começar a construir, a Emirates chegou como parceira e o estádio começou a sair do papel, ao custo de 600 milhões de euros. 

Em 2006, o Arsenal passou a mandar seus jogos no Emirates, uma casa maior, mais moderna, e muito mais cara. Durou quase uma década o sofrimento, Arsene trazia um jovem jogador, o transformava em um craque e o perdíamos para United, City, Chelsea e Barcelona. Perdíamos Fabregas, van Persie, Cole e contratávamos jogadores muito inferiores, pois não podíamos prometer um time campeão tendo que usar o dinheiro para pagar o estádio, então os jogadores chegavam, ganhavam experiência, mudavam de patamar e queriam títulos, e isso o Arsenal não podia oferecer. Mesmo assim ele conseguia manter o clube entre os classificados para a UCL, coisa que nem Chelsea e United, nossos rivais mais ferrenhos nesses anos conseguiram. E o fez com Chamach, Bendtner, Squilacci, Djourou e tantos outros jogadores que não jogariam nem o campeonato estadual no Brasil. Por quase 17 anos ele mereceu todos os créditos por ter inovado a Premier League na forma de jogar, nas contratações estrangeiras, porém a gratidão durou mais do que precisava

Depois disso, foram erros seguidos de Arsene, Kroenke, Gazidis e companhia. O estádio está pago, o clube é o que fatura mais em dias de jogo (ingresso, estacionamento, alimentação, souvenir) no MUNDO. Temos contratos bons, não tão bons quanto o de alguns rivais e Kroenke não põe dinheiro no clube, como fazem por aí. Nos últimos anos mereceu as críticas e a perda do cargo. Se tornou ultrapassado, sem pulso e sem nenhuma noção de como arrumar sua defesa que entrega mais bolas do que o Rodrigo Caio, não ter conseguido desde a saída de Crazy Jens UM goleiro de confiança, deixar o contrato de suas principais estrelas chegarem ao último ano e perder de graça ou por muito menos do valor de mercado, a apatia em campo, no banco e no conselho, que não se importavam com os vexames, ser terceiro ou quarto não adiantava mais.

O rebuild é doloroso, mas foi feito sem que muitos soubessem das mudanças estruturais. Sven Mislintat e Raul Sanllehi chegaram nessa temporada e com isso, sabíamos que seria o último contrato de Arsene e acredito que o objetivo era que cumprisse até o final (18-19), mas os vexames na Premier League 17-18 não acabam nunca e não houve outra opção que não fosse a saída 1 ano antes do previsto. Concluir negócios em ano de Copa é complicado e o clube sabe que precisa contratar 4-5 jogadores e vender ao menos 2.

As opções mais fortes para assumir o Arsenal são Allegri (Juventus), Low (Alemanha), Jardim (Mônaco) e Vieira (NY City), mas não se surpreendam se no final aparecer um talentoso treinador da Bundesliga. O fato é que o próximo treinador não terá um legado e nem o nome, para se perpetuar no clube. Apenas desempenho em campo e resultados garantirão seu futuro.

Precisamos de alguém para ajeitar a nossa defesa, pelo menos 1 goleiro, 1 zagueiro, 1 volante e 1 ponta e que além de arrumar a cozinha, tragam força de vontade ao elenco, chega de apatia em campo.

Apesar de tudo, muito obrigado Arsene Wenger, foi sua a culpa de quase todos os meus sentimentos pelo Arsenal.


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Os 5 principais alvos do Arsenal na janela

Timo Horn - Goleiro do FC Koln: Caso o time seja rebaixado na Bundesliga, ativaria um clausula de rescisão por 6 milhões, um ótimo preço pra um dos melhores goleiros do campeonato alemão. Outros nome para a posição foram cogitados, mas esbarram no alto preço, Oblak e Schmeichel eram os favoritos.

Kostas Manolas - Zagueiro da Roma: Ele teve duas transferências meladas de ultima hora nas duas ultimas janelas, primeiro iria para o Zenit em agosto, mas quis receber o salario em Euros e não em rublos, e acabou ficando na Roma. Na ultima janela quase foi para o Arsenal, mas os italianos exigiram o pagamento a vista pelo zagueiro e o negocio foi deixado para depois. O negocio deve sair por 25 milhões de libras.

Toby Alderweireld - Zagueiro dos Sp**s: Tem contrato ate 2020, porem em 2018 começa a valer uma clausula que pode ser vendido por 25 milhões de libras. Desejo do jogador e seu agente eh de que o jogador permaneça em Londres, por isso Arsenal e Chelsea, são os favoritos para contratar o belga.

Max Meyer - Volante do Schalke 04: Seu contrato acaba agora nesse fim de temporada e pode se transferir de graça no meio do ano. Eh um ótimo jogador, jovem e provavelmente mais uma indicação sobre o nosso futuro comandante. Atua em todas as posições do meio de campo.

Malcom - Ponta do Bordeaux: O ex jogador do Corinthians foi outro que quase chegou nessa ultima janela, porem o Bordeaux exigiu que o jogador fosse emprestado pelo Arsenal pelo restante da temporada, pois o clube apesar de tradicional, corre risco de rebaixamento. Seus agentes estiveram 4 vezes nas dependências do Arsenal para selar o negocio. O valor da transação deve ficar por volta dos 40 milhões de libras + bônus.

Horn, Alderweireld, Manolas, Meyer e Malcom devem reforçar o Arsenal no meio do ano

Todos, com excessao de Toby Alderweireld, estavam na lista postada no blog apos o fim da janela.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Temporada 18-19: O ano para concluirmos o rebuild

O Arsenal vem passando por um grande processo de rebuild, termo tradicional la fora, que consiste basicamente em uma renovação geral de seu elenco e staff. TODOS os jogadores, técnico, comissão, diretoria, geralmente nada passa batido e o processo costuma ser longo e doloroso. E sera, o Arsenal dificilmente conseguira uma vaga para a Champions League através da Premier League, a menos que o Chelsea continue em ma fase e que o Liverpool seja o Liverpool. Nossa melhor chance eh a Europa League, mesmo caminho percorrido pelo United temporada passada. Uma vaga eh muito importante, principalmente pelo lado financeiro, necessário para que o clube consiga terminar a remontagem do elenco.

Não entrarei no ponto crucial para esse rebuild, que eh a saída de Arsene Wenger do clube, o francês tem contrato ate o fim da temporada 18-19 e não eh de largar o osso. Então o que podemos fazer, eh esperar que Kroenke/Gazidis tirem ele de la já no final dessa temporada e que nosso sofrimento dure 1 ano a menos, senão, o projeto sera mais lento e podemos deixar de contratar nomes importantes na próxima janela.

Desde o comeco da temporada, perdemos MUITOS jogadores, o que eh otimo, levando em conta que poucos deles seriam uteis para um time que quer ser campeao e ja haviam provado que nao mereciam continuar vestindo a camisa do clube. Entre os vendidos/dispensados estao: Szczesny, Debuchy, Gabriel Paulista, Gibbs, Coquelin, Chamberlain, Walcott, Giroud, Lucas, Alexis e outros jogadores jovens, totalizando 22 nomes. Chegaram apenas Kolasinac, Aubameyang, Lacazette, Mkhitaryan e Mavropanos. Um deficit de 17 nomes. Se contarmos que apenas uns 10-12 nomes eram utilizados no time principal, o deficit cai para 5-7 nomes, mas eh preocupante e esperançoso.

Preocupante pois como dito no post anterior, nosso elenco hoje conta com 23 jogadores (fora nomes da base que atuam no profissional como Nelson, Nketiah e Macey). Porem da esperança que um futuro de glorias esteja a caminho. Obviamente nao poderiamos nos livrar de todos os encostos em apenas uma temporada, e por isso ainda temos nossa cota com Ospina, Chambers, Elneny, Iwobi, Welbeck e ate mesmo Xhaka.

Confira aqui: Analise de elenco atual do Arsenal

Quem poderíamos contratar para a próxima temporada para concluir o rebuild (pelo menos se tratando de elenco) de uma vez por todas?

Contando que nos livremos dos últimos encostos presentes no elenco, teríamos 17 jogadores, então precisaríamos de 5-7 nomes para completar o elenco.

Precisamos de 1 goleiro titular (creio que o Cech aceite a reserva para continuar em Londres)
Pelo menos 1 zagueiro titular, com a aposentadoria de Mertesacker e os provaveis emprestimos/vendas de Holding, Chambers e Mavropanos, pode se precisar de 2 nomes
2 nomes para o meio campo, sem duvidas um volante de marcação excelente e um outro que alem de marcar tenha características um pouco mais ofensivas
2 pontas, isso sendo bem otimista, porque o time atualmente não conta com NENHUM ponta de qualidade no elenco, o único jogador eh Iwobi, que deve ser vendido/emprestado. Caso o time decida adotar o 4-2-2-2 e abdicar dos pontas, pelo menos 1 nome eh necessário, pois mudanças táticas precisam acontecer em uma partida.

Fiz uma lista com algumas opções de jogadores, todos com MUITA qualidade, que não atuem em grandes clubes ingleses, ou nos grandes e ricos clubes de suas ligas, como Real, Barcelona, Bayern, Juventus e PSG. E que não estejam muito próximos do fim da carreira.



Goleiros:
Fahrmann - Schalke 04 - 30 anos
Oblak - Atletico de Madrid - 26 anos
Schmeichel - Leicester - 32 anos
Horn - Koln - 25 anos
Leno - Bayer Leverkusen - 26 anos
Baumann - Hoffenheim - 28 anos

Zagueiros:
Sokratis - Borussia Dortmund - 30 anos
Ginter - Borussia Monchengladbach - 24 anos
Manolas - Roma - 27 anos
Koulibaly - Napoli - 27 anos
de Vrij - Lazio - 26 anos
Nastasic - Schalke 04 - 25 anos

Volantes de marcacao e saida de bola:
Fabinho - Monaco - 25 anos
Milinkovic-Savic - Lazio - 23 anos
Meyer - Schalke 04 - 23 anos
Allan - Napoli - 27 anos
Weigl - Borussia Dortmund - 23 anos
Seri - Nice - 27 anos

Pontas:
Malcom - Bordeaux - 21 anos
Lozano - PSV - 23 anos
David Neres - Ajax - 21 anos
Lemar - Monaco - 23 anos
Pavon - Boca Juniors - 22 anos

Alguns nomes da lista obviamente custarão uma fortuna, como Oblak, Lemar e Weigl, outros, nem tanto. Se vendermos os 6 encostos do elenco, podemos fazer cerca de 55 milhões de libras, suficiente para contratar pelo menos 2-3 nomes de qualidade, precisando tirar do caixa o restante, algo em torno de 50-70 milhões. Vários nomes dessa lista já foram fortemente cogitados no clube nas ultimas janelas.

E você, algum nome que gostaria de ver pelo Arsenal?

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Resumo da janela, análise do elenco e um futuro sem Wenger

A janela chegou de inverno chegou ao fim e temos coisas a se comemorar e outras a lamentar. Contratamos Aubameyang, Mkhitaryan e Mavropanos,  um zagueiro para ser titular era esperado, mas tivemos problemas nas contratações dos 3 principais nomes que fomos atras.

Evans, do West Brom, foi disputado com o City, e quando o clube de Manchester desistiu do negocio, parecia que ele chegaria, mas aumentaram e muito o preço nesses últimos dias, o que era esperado a se concretizar por 10-15 milhões, subiu para 26 milhões e o Arsenal agiu bem em não pagar, o jogador ja tem idade avançada e não eh um zagueiro World Class. Manolas foi sondado tambem, e a Roma pediu 30 milhões pelo jogador e o clube estava disposto a pagar, porem, queriam pagamento a vista pelo zagueiro grego, coisa incomum no futebol, e o Arsenal desistiu. O outro alvo foi David Luiz, que poderia ter sido envolvido em uma troca com o Chelsea por Giroud, porem o altíssimo salario do jogador melou o negocio.

Ozil renovou o contrato por mais 3 temporadas, e ganhara 350 mil libras por semana, quase o dobro do que ganham outros estrelas do elenco como Aubameyang e Lacazette.

Quarteto ofensivo do Arsenal eh assustador, mas eles podem atuar juntos?


Perdemos ou nos livramos de vários jogadores que já tiveram chance de se provar e sempre falharam. Debuchy foi dado de graça para o Saint Etienne, apenas para nos livrarmos de seus salários. Walcott foi vendido ao Everton, Coquelin ao Valencia. Giroud foi envolvido em um negocio triplo entre Arsenal-Chelsea-BVB por Aubameyang-Giroud-Batshuayi. Alexis Sanchez, seguiu seu rumo e foi parar no United, com um salario astronômico, aparentemente as coisas no vestiário não estavam muito boas entre o chileno e o restante do elenco. Ainda emprestamos varias promessas da base, entre elas, Akpom, Reine-Adelaide e Bielik.

Fizemos por volta de 50 milhões de libras na janela, e gastamos por volta de 57, então apenas 7 milhões saíram dos cofres do clube. Em questão de folha salarial, nos livramos de cerca de 400 mil semanais, porem, com o grande aumento no contrato de Ozil e a chegada de Auba e Mkhi, eh capaz da folha ter aumentado, invés de encolhido.

Nosso elenco esta super reduzido, e temos posições realmente carentes, vamos lista-los e considerar alguns pontos:

Cech - Ospina
Bellerin
Koscielny - Mustafi - Mertesacker - Holding - Mavropanos - Chambers
Kolasinac - Monreal
Xhaka - Elneny - Wilshere - Ramsey - AMN - Cazorla
Ozil - Mkhitaryan - Iwobi
Aubameyang - Lacazette - Welbeck


  • 23 jogadores do considerado first-team, fora garotos da base que serao bastante utilizados como Nelson e Nketiah.
  • Nossos 2 goleiros não podem continuar na equipe, Ospina eh péssimo e Cech não pode ser titular, ele ainda tem lampejos do monstro sagrado que foi um dia, mas geralmente eh um goleiro mediano, eh uma grande diferença de nossos concorrentes a PL, nomes como De Gea, Courtois e Lloris são muito superiores a Cech.
  • So temos um lateral direito no elenco, obviamente Reiss-Nelson, Mustafi e Chambers podem atuar improvisados na posição, mas considerando que o primeiro ainda eh muito jovem e os outros 3 ficam pior a cada dia, não creio que nos ajude muito.
  • Nossa lateral esquerda esta muito bem servida, Kolasinac eh um monstro e Monreal vive o melhor momento da carreira, não devemos ter problemas por la nos próximos anos.
  • Nossa zaga tem incontáveis problemas, Mertesacker não consegue mais jogar futebol e vai se aposentar para assumir a base do Arsenal no final da temporada. Chambers parece que fica pior a cada partida e não teria vaga nas defesas mais bagunçadas do Brasileirão, eh ruim na zaga e na lateral. Holding tem um bom futuro, chegou muito bem, mas vem caindo de produção, provavelmente pela falta de um técnico. Mavropanos acabou de chegar e não posso opinar sobre quem não conheço. Ja a dupla considerada titular e os nomes mais renomados, Mustafi e Koscielny, estão parecendo Patati e Patata, continuo achando ambos ótimos zagueiros, principalmente no quesito 1 contra 1, mas quando se trata de posicionamento e principalmente de NÃO COMETER ERROS BOBOS, não sei qual anda falhando mais. A quantidade de bolas que ambos entregam no campo defensivo para o adversário eh bizarra.
  • Não temos volante de marcação, pois eh, não temos. Xhaka surgiu bem temporada passada e parecia ter um bom futuro, acontece que ele eh lento, cabeça quente e nao tem ido bem nos passes e chutes, que sempre foram seus pontos fortes. Seu reserva imediato? Elneny, voluntarioso e com bom passe e folego, porem longe de poder ter chance no Arsenal, talvez se jogasse em um Stoke fosse um bom jogador, mas se você quer disputar títulos, sem chances.
  • Nossos volantes de saída de bola são bons, Wilshere e Ramsey, o primeiro voltou muito bem de empréstimo e esta comendo a bola, o segundo tem muita qualidade, se tivesse uma mudança no posicionamento, seria ainda mais importante. Ainda temos Cazorla no elenco, mas o jogador nao atua por alguns anos devido as serias lesões, mas Santi merece todo o reconhecimento possível, Maitland-Niles eh mais um jovem da base, tem entrado bem quando tem oportunidade, ainda comete alguns erros normais para a idade.
  • Ozil e Mkhitaryan não precisam de apresentações, o primeiro foi o pilar do nosso time nos últimos anos, e Mkhi comeu a bola tanto no Shakhtar quanto no Borussia, não foi bem no United, mas foi perseguido por lesões e por Mourinho. Iwobi eh péssimo, perde dezenas de gols feitos, precisa ser vendido o quanto antes.
  • No ataque também estamos bem servidos, as maiores contratações das ultimas duas janelas podem atuar juntos num possível 4-4-2 ou teremos uma bela opção no banco. Welbeck eh fraco, mas não poderíamos nos livrar dele nessa janela por ter um elenco minusculo.



No geral foi uma boa janela, mas temos muitos jogadores de qualidade em poucas posições e outras muito carentes, principalmente no gol e na volancia. Sera que conseguiremos usar os 4 craques do time ao mesmo tempo? Ou deixaremos 1 deles no banco por atuarem nas mesmas posições?

Em questão de futuro, achei estranho sim a renovação do Ozil depois de tanto tempo enrolando, assim como nossos alvos serem jogadores diferentes do que estamos acostumados a ir atras. O próprio Aubameyang foi especulado por anos no Arsenal, e nunca veio, sinceramente acho que se tivesse vindo no começo da temporada, poderíamos ter mantido Giroud e não ter contratado o Lacazette. Sera isso apenas um reflexo de Sven Mislintat ou sinais de que uma grande mudança esta para ser anunciada? Estou na torcida para que sejam sinais de mudança, que Arsene deixe o clube apos o fim da temporada e que possamos ir atras de um treinador alemão.

Ainda essa semana farei um post sobre nomes que seriam excelentes para o clube, para as posições carentes: goleiro (titular), lateral-direito (reserva), zagueiro (titular), volante (titular), pontas (titular/reserva) e principalmente, treinador!